Menu

“Aqui estamos, juntos num só, mãos dadas na mesma missão. Lado a lado, a serviço de Deus, por um mundo fraterno e humano. Lassalistas nós somos, nossa fé nos guiando, semeando o amor e a paz”. Esses são os trechos iniciais da versão para uma música cantada em muitos idiomas ao redor de 80 países. Originalmente em inglês, “One La Salle” ganhou letra brasileira por Bhia Tabert, então integrante da Ação Comunitária, que ao lado de Thiago Oliveira, a gravou para a Semana de La Salle 2016. O nome da canção é o mesmo de um acordo feito entre todas as instituições lassalistas de Ensino Superior a nível internacional, um total de 64, dentre as quais o Unilasalle-RJ.

De acordo com o tratado, a partir de 2018 os alunos que desejarem se candidatar podem estudar um semestre em qualquer universidade da rede. As IESs passam a ter um número mínimo de estudantes a serem recebidos por ano. Da Palestina à Colômbia, são diversas opções de intercâmbio para uma ideia nascida no berço da Antiguidade. O embrião do projeto é um legado do Summer Program 2015, em Roma. O programa desde 2012 reúne estudantes em um país sede para o desenvolvimento de atividades a serem aplicadas em suas universidades de origem na volta para casa.      

Summer Program Roma (2015)

O documento foi assinado pelos membros do Escritório Internacional, Carlos Frederico Coelho (representando a Associação Internacional de Universidades Lassalistas, do qual é diretor) e Alice Gravelle (contato institucional responsável pelo programa), junto do reitor, Irmão Jardelino Menegat, no início do mês. Na ocasião, Alice comentou a escolha do nome “One La Salle”: “É muito simbólico para a rede e para os alunos que participaram do Summer Program. O vídeo original, produzido pelas universidades lassalistas das Filipinas, prega sermos um só em vários sentidos, one heart (um coração), one soul (uma alma), one dream (um sonho), one goal (um mesmo objetivo)”.

  

                                            

Essa e outras novidades serão contadas por Alice durante a Acolhida 2017.1, em sintonia com as notícias vindas da Ação Comunitária (SEAC). Ambas terão um espaço compartilhado em lounge montado na Varanda cultural para recepcionar os alunos. Apelidado de “Social Lassalista” pela coordenadora do SEAC, o espaço sediará a divulgação das atividades oferecidas pelo Unilasalle-RJ fora da sala de aula. Confira a programação completa da Acolhida aqui

Entre em Contato