Era o dia 15 de agosto de 2016 quando o Irmão Jardelino Menegat se tornou doutor em Educação pelo Unilasalle Canoas. Dez meses depois, Carlos Frederico Coelho, assessor de Relações Institucionais, tem suas anotações sobre o trabalho publicadas no Axis, um jornal da Saint Mary’s University of Minnesota (Universidade de Santa Maria de Minnesota). O espaço acadêmico privado sem fins lucrativos, assim como o Unilasalle-RJ, segue a tradição católica lassalista.

O trabalho, nota 10, é descrito pela decana do centro universitário e membro da banca julgadora, professora Mary Rangel, como “uma defesa muito bem sustentada, demonstrando segurança, ressaltando o significativo valor acadêmico da tese”. Ainda em 2016, a assessora pedagógica publicou em nosso site a defesa do Irmão, mostrando toda a importância deste tema, não só para a comunidade educativa, mas também para aplicabilidade em pesquisas acadêmicas.

Nas anotações sobre a tese "O ideário educativo lassalista e os marcos regulatórios de educação: pilares para uma educação de qualidade”, Coelho conta sobre como o trabalho do reitor traduz o histórico das universidades que seguem os princípios lassalistas, e apresenta-se de forma contribuinte para estudos. “A tese de Menegat traz o que agora poderia ser considerado o ponto de partida para qualquer trabalho dedicado a estudos lassalistas no país”, diz um trecho escrito por Coelho.

Parabéns ao Irmão Jardelino Menegat e ao professor Carlos Frederico Coelho pelas publicações!