Educadores das três unidades que compõem a Rede La Salle RJ – o Colégio La Salle Abel, o Unilasalle-RJ e o CEPLAS-RJ – participaram da terceira e última etapa do Seminário Pedagógico de Educadores Lassalistas 2015, realizada na manhã do último sábado (15/08), na Sala de Convenções (8º andar) do Centro Universitário.

O evento teve início com um momento de Espiritualidade, conduzido pelos coordenadores Lívia Ribeiro (Núcleo de Ação Comunitária do Unilasalle) e Leonardo Borba (Serviço de Pastoral do La Salle Abel) que trouxeram para reflexão a Parábola do Semeador, e enriqueceram ainda mais o momento com a exibição do vídeo “O Girassol” (by Henry Mancini) e a apresentação da música “Girassol” (Cidade Negra), executada por integrantes da equipe de Pastoral do colégio.

Na sequência, a primeira palestrante do dia, a psicóloga e consultora educacional, com mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência, Rosely Sayão, falou sobre as “Questões do cotidiano escolar”. Abordou as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar, dialogando sobre o dia a dia dessa relação e destacando algumas transformações sociais e culturais que tem interferido diretamente no comportamento e no modo de viver contemporâneo. Segundo ela, “A educação hoje, formal ou informal, está desnorteada. Vivemos uma crise de autoridade, uma diversidade de opiniões sobre o conceito de autoridade, o que gera uma grande confusão. Há muitas referências e a melhor maneira de dizer que não damos conta do nosso trabalho é responsabilizar o outro. Então, um pouco dessa reclamação da escola em relação à família é porque não sabemos nosso papel.”

Mas, ainda segundo ela, toda crise tem seu lado positivo, pois “ela nos tira a falsa sensação de segurança e nos motiva a ir além, a mudar”. A “sociedade do espetáculo”, na qual vivemos, e a valorização exacerbada da juventude também foram pontos discutidos pela convidada, que encerrou sua fala deixando uma importante reflexão a nossos educadores: “A escola é a instituição que garante o direito à efetivação da Educação.”

Após o intervalo, marcado por um caprichado lanche preparado pela equipe de Gastronomia do Unilasalle-RJ, sob o comando do chef Vicente Maia, o terceiro dia de atividades do Seminário Pedagógico 2015 contou com a participação do Prof. Dr. Luis Vicente Ferreira, doutor em Educação e Ciências Sociais, consultor e palestrante da Editora FTD e avaliador institucional do MEC/Brasília, que falou sobre “Inovação na Educação: reflexões necessárias para competências, habilidades, resultados e excelência”.

O conferencista convidado destacou a necessidade da ressignificação dos conteúdos visando o desenvolvimento de competências. Segundo ele, “É importante ter o conteúdo, mas a escola é chamada a repensar sua prática de ensino, transformando esse conhecimento em competência”.

Para descontrair, propôs algumas dinâmicas aos professores e colaboradores presentes, ressaltando que “o cérebro precisa do riso para aprender”. E também destacou que o nosso cérebro gosta da novidade e, por isso, é tão importante inovar sempre, mas salientou que “Inovação não é o mesmo que evolução, não é simplesmente transformar, mas sim criar algo totalmente novo”.

Citou Sócrates, Edgar Morin e Paulo Freire, falou sobre os pilares para se chegar à Excelência e demonstrou que o uso de situações-problemas deve ser a base da Educação: “Assim você leva o outro a pensar... Desconstruindo informações e dando novos significados aos conteúdos.”

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasalleoficial