Durante o período de 16 a 18 de maio ocorreu a Semana de Tecnologia e Inovação, com apresentações de palestras, bate-papos e minicursos que incluíram Administração, Ciências Contábeis, as Engenharias e Sistemas de Informação.

Os temas sobre empreendedorismo, desenvolvimento, mercado de trabalho e assuntos específicos de cada área, deram aos alunos a sensação de observar na prática tudo que eles têm como conteúdo em sala de aula.

É o caso de Laryssa Saraiva, do 5º período de Engenharia Civil. “Eu estou começando agora a conhecer estruturas dentro do curso. Na palestra ‘Modelagem de Estruturas de Edifícios’, fomos apresentados ao sistema de contraventamento (sistema de proteção contra a ação do vento em edificações de grande porte). Também destaco a questão da sustentabilidade, tema que gosto muito, mas nem sempre é abordado”, relata a aluna de 20 anos.

O caráter sustentável a que se refere Laryssa foi mote do encontro com Ana Paula Esteves, ocorrido no Auditório La Salle, dia 18. A arquiteta debateu estratégias para edificações e bairros mais sustentáveis. “Levo como lição do bate-papo a necessidade de se atentar para o uso consciente de água e luz em projetos urbanísticos, além do descarte consciente dos resíduos”, completa a discente.

Já Afonso Lima, de 21 anos, elege “Estratégias em tempos de crise”, com Rodrigo Abreu, como o destaque da semana. “Os cálculos que vemos em sala de aula foram aplicados em gráficos pelo palestrante. Ver que o engenheiro de produção tem uma área de aplicação muito maior do que se pensa abriu a nossa mente para o mercado de trabalho”, explica. A palestra, acompanhada pelo estudante do 2º período de Engenharia de Produção, contou com a apresentação do cenário de crise vivido pelas empresas europeias entre os anos de 2008 e 2013.

A Semana de Tecnologia trouxe além de debates sobre assuntos atuais, muita competitividade! “O jogo de LOL foi bem acirrado, os dez participantes se conheciam muito bem, pois já estavam treinando juntos há bastante tempo. Dias antes fiquei sabendo que alguns jogadores já tinham combinado táticas para vencer o adversário. Foi muito interessante poder observar esse clima de disputa, mas ao mesmo tempo de amizade e respeito entre eles”, relata Caio Barra, aluno do 5º período de Sistemas de Informação.

Realizadas no Laboratório 8 do Unilasalle-RJ, as partidas de LOL e CSGO proporcionaram aos alunos uma ótima forma de unir lazer e diversão ao ambiente universitário. Com apoio da coordenadora Márcia Sadok, os discentes treinaram aos sábados para ficarem mais à vontade durante as competições. “A Semana de TI é um evento de extrema importância e uma excelente oportunidade para nós aprendermos sobre o mercado de trabalho, novas tecnologias que estão aparecendo, ou tendências das principais áreas de pesquisa no Brasil e no mundo”, discorre Barra, “O Unilasalle-RJ sempre se esforça para trazer ótimos palestrantes, com temas atuais e de grande relevância para a nossa formação profissional e pessoal”.

O sucesso da Semana de TI deve-se ao engajamento e participação dos discentes, dando não só a eles, mas também aos professores a sensação de dever cumprido. Antonio Carlos Barragan é uma prova da afirmação. Lecionando em três cursos no Unilasalle-RJ e também calouro do curso de Sistemas de Informação, o docente alegrou-se em ver o Centro de Convenções Irmão Amadeu lotado para a sua palestra, no dia 17: “Fico muito grato e feliz por ter feito parte de tão seleto grupo de professores e profissionais que fizeram parte deste grande feito e agradeço pela presença de todos que lotaram o auditório no dia de minha apresentação, tornando emocionante aquele momento!” O tema do encontro de Barragan foi “Direito de Privacidade e a Era Digital”, uma pauta propícia em tempos de conectividade.

“Realizei a exposição sobre a importância do sigilo dos dados dos internautas por parte das empresas, bem como da importância de os usuários terem o máximo de cuidado no fornecimento daquelas informações. Também destaquei a relevância da leitura dos termos e condições dos sites nos quais incluímos os nossos dados, além da responsabilidade que os portais ou empresas possuem quando os utilizam de modo inadequado ou não autorizado”, explica.

A Semana de TI foi recheada de conteúdo para os alunos, trazendo a experiência de sentirem-se inseridos em um pouco da história do centro universitário. Em seu primeiro evento no Unilasalle-RJ, André Nunes, de Administração, comenta sobre a importância de estar presente no evento: “Não é em qualquer lugar que você encontrará uma universidade disposta a esse tipo de porposta. Há também a questão do investimento nos alunos e é disso que se trata, principalmente. A universidade dando mais uma oportunidade para podermos adquirir conhecimento. É ela nos dando ferramentas que serão muito úteis no futuro. Cabe a nós, agora, sabermos utilizá-las”.

Um trabalho bonito, engajado e inspirador. Que as próximas Semanas de Tecnologia e Inovação continuem contando com todo companheirismo e entrosamento que foram vistos este ano!