Dezoito motivos distribuídos ao longo de cinco dias. Essa foi a quantidade de eventos que marcou uma semana dedicada ao tema da sustentabilidade no Unilasalle-RJ, tendo como base os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU. Pensar o meio ambiente foi o convite ao longo deste tempo, mas se a programação contou com encontros cujo olhar esteve voltado à natureza, pensá-la representou também uma chance de se voltar ao outro, como já antecipava Aleksandra Sliwowska Bartsch na abertura, dia 22 de outubro. “Dizia São João Batista de La Salle: ‘Deveis dispor os vossos corações para que se encham de zelo’. Ser sustentável é zelar pelo próximo, pela sociedade. Zelar pela casa comum, como ressaltou o Papa Francisco em sua encíclica 'Laudato si'. Sustentabilidade é o individual e o global. Cuidar de si mesmo e do próximo”, afirmou a docente, que coordena Pós-graduação e Extensão no centro universitário.

Membro da comissão organizadora da semana, junto de Adriana Arezzo, Angelina Accetta, Cris Gonzalez, Fabio Gomes e Livia Ribeiro, Aleksandra lembrou os passos dados pela instituição na seara do desenvolvimento sustentável, elencando tanto ações de redução direta do impacto ao meio ambiente — como a distribuição de canecas aos professores e funcionários técnico-administrativos — até projetos de cunho social, dentre eles a capacitação de jovens a partir da montagem de computadores, tendo como insumo lixo eletrônico. Outro expressivo exemplo veio do campo da arte, com o dado de que mais de 30 exposições com a temática da sustentabilidade já foram realizadas pela Galeria desde 2014, sob a coordenação de Angelina Accetta. As ações elencadas fizeram o Unilasalle-RJ passar a compor banco de boas práticas do prêmio Innovare em 2017, o que também não escapou ao discurso da docente.

O reitor, Irmão Jardelino Menegat, fez questão de frisar na abertura, assim como o fez Aleksandra, a ligação de La Salle com o tema, já que o francês “cuidou das pessoas no seu desenvolvimento educacional, mas, além de levar a esse desenvolvimento, tinha a preocupação de levar essas mesmas pessoas à salvação. Salvar alguém é manter a vida, e para que tenhamos mais vidas é preciso cuidar deste mundo em que nós vivemos”. “Se eu acolho o meu entorno, se eu cuido de mim, das pessoas, do planeta, eu colaboro com o desenvolvimento. Que esta seja uma semana de aprendizagem, de provocação, onde nós comecemos a pensar diferente, agir diferente, porque alguém nos mostra esta necessidade”, desejou Menegat.

Já no dia 22, as primeiras palestras dividiram espaço na programação com a abertura oficial. A geração de energia elétrica a partir do sol e do vento, entre outras fontes menos agressivas ao ambiente, reuniu representante de empresa e docentes do Unilasalle na mesma mesa de debates. Enquanto Ana Carolina Cellular explicou trabalho da disciplina em que alunos montaram maquetes sobre o tema, Rogerio Oliveira apresentou a Unicomb, fornecedora de energia solar em São Gonçalo. No térreo da IES, a Unicomb montou dois sistemas que se utilizaram da energia produzida por painéis solares ao longo do dia para funcionar: torneira com bomba ligada a partir do sol e poste de luz. À noite, após a abertura oficial, a palestra “Função social e a proteção ambiental” contou com a presença de Luiz Carlos Garcia, que falou sobre a CLIN, companhia da qual é presidente, e Guilherme Calmon da Gama, cuja contribuição foi no campo do Direito.

Confira abaixo fotos de cada dia da Semana da Sustentabilidade, que contou com a parceria da CLIN, Fiocruz, Projeto Aprendiz, Imprensa Oficial, Sala de Cultura Leila Diniz, Projeto Grael, ABRAPES e Unicomb Energia Solar.

DIA 23 (terça-feira)

Ações coletivas e o meio ambiente, oficina de fachadas adaptativas, biogás

DIA 24 (quarta-feira)

Consumidor em foco, oficina de sabão artesanal, energia e tributação