Leitura que marca a infância de várias gerações, desde a sua publicação em 1943, “O Pequeno Príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) traz, entre suas lições, a que mais se aproxima do momento vivido pelo Unilasalle-RJ: “O que nos salva é dar um passo e outro ainda”. Em constante crescimento, o centro universitário segue dando passos em busca de melhorias para seus alunos, tanto em nível acadêmico, com a abertura de novos cursos, quanto em termos de estrutura. Uma prova está no dia 31 de agosto, quando a reitoria reuniu coordenadores de curso e de setor para uma série de inaugurações, partindo do 8º andar reformado ao térreo, com barbearia, nova cozinha e cafeteria.

Foto oficial da tarde de inaugurações, tirada em frente a uma das novidades do semestre: a parede de grafite na entrada do Unilasalle-RJ

Os cinco espaços apresentados aos lassalistas na ocasião foram classificados pelo vice-reitor, Ronaldo Curi Gismondi, como resultados de “um esforço conjunto em vistas à ampliação”. Foi ele o mestre de cerimônias da solenidade, que teve seu início no andar da reitoria. As paredes foram adesivadas, contendo as projeções dos futuros prédios, previstos no Plano Diretor 2017-2021, além da instalação de portas automáticas e de uma televisão, a exibir notícias da instituição, a exemplo do que ocorre no hall e na Galeria. “Nem todos os edifícios estão construídos”, atestou o Irmão Jardelino Menegat, referindo-se às imagens na parede, “Mas é importante sonhar, sempre com os pés no chão e concretizando na medida do possível”.

Em seu discurso, o reitor falou na alegria de entregar algumas obras tangíveis, lembrando, no entanto, da importância das intangíveis, como o clima organizacional (“Eu não consigo tocá-lo, eu consigo senti-lo, percebê-lo na satisfação das pessoas”), ou a renovação de matrizes curriculares e planos de curso. Como característica que une os espaços inaugurados, Menegat citou ainda a preocupação com a caráter formativo: “’Até barbearia tem na universidade’, alguém já me disse isso. No entanto, é uma escola de barbearia, o que é diferente. Temos gastronomia na cozinha e na cafeteria, mas não é gastronomia por gastronomia, são espaços educativos”.

Na barbearia, a formação vem do curso de Extensão “Barbeiro Old School”, com duração de sete semanas. A Cozinha de Confeitaria e Panificação, por sua vez, já em uso, é mais um ambiente oferecido para o ensino de técnicas aos alunos do projeto “Jovem Confeiteiro”, parceria com a Gas Natural Fenosa. Alguns dos jovens formados pelo “Energia do Sabor”, com o mesmo fim de profissionalização, foram contratados para trabalhar na cafeteria.

BARBEARIA QOD BARBER SHOP

Depois dos locais listados, estava aberta a visita guiada. Na QOD Barber Shop, Eduardo Cabral e Matheus Kappel realizavam cortes no momento da chegada do grupo. A recepção foi com o relato de como surgiu a ideia de unir ofício e aprendizado em uma instituição de ensino superior. “Tudo começa para a QOD com a percepção de uma falta de profissionais no mercado. Foi então que dentro da Universidade La Salle Canoas teve início uma parceria, com curso de formação de barbeiros. Eu fui da primeira turma. Hoje lá estamos na sexta turma, já formamos mais de 100 profissionais”, contou Cabral. A proposta é manter a mesma filosofia no Unilasalle-RJ e, quem sabe, chegar a tal número, como espera o barbeiro:

“Queremos ensinar nas próprias cadeiras em que atendemos nossos clientes e preparar também na teoria, com aulas sobre empreendedorismo, por exemplo. Tenho só a agradecer por termos sido acolhidos de braços abertos, desde a pessoa que abre o portão até o reitor. Estamos caminhando juntos e isso é bem bacana”.

COZINHA DE CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO

Do espaço vintage, repleto de antiguidades, o próximo ponto de parada foi a cozinha. Vicente Maia e Cris Gonzalez, coordenadores da Escola de Gastronomia protagonizaram o momento. Para Maia, o foco dado à culinária pelo centro universitário nos últimos tempos advém do crescimento da Extensão na área, junto do boom da gourmetização, com abertura de restaurantes, Food Trucks, aplicativos, realitys na TV. Por falar nisso, vem do programa “Que Seja Doce”, do GNT, um dos professores da Confeitaria, Dhi Ferrari, apresentado durante a inauguração. Coube a Maia comentar a importância daquele momento.

“Observamos o crescimento da área de confeitaria e panificação ao longo deste tempo. Ficamos um pouco inchados lá em cima, perdíamos alunos, não conseguíamos fechar cursos por não termos um segundo espaço”, recordou, “Existe na gastronomia o que chamamos de contaminação cruzada, fazer um doce em panela usada para comida salgada, por exemplo, muda o sabor, então mostrando tudo isso para a reitoria conseguimos a montagem de uma nova cozinha”.

CAFETERIA DA GALERIA

A cozinha fica onde, antigamente, era o refeitório dos funcionários, agora localizado em casa ao lado da instituição. Já a nova cafeteria, assim como o Café Di Chef, também comandado por Maia, está onde antes havia um jardim inutilizado, no término da Galeria La Salle. Partiu do Irmão Jardelino Menagat o insight de fornecer ali o serviço, como explicou a arquiteta Patricia Oberlander, uma das responsáveis pela obra: “As plantas não vingaram neste ponto, então o Irmão sugeriu reaproveitarmos o espaço criando um café. Assim, o visitante passa pelas exposições da Galeria e, antes de ir ao bloco B, faz um lanche rápido. Queremos atrair o público para cá e o tom aconchegante acredito que vá ajudar neste intuito”.

A cafeteria será o “cantinho do pão de queijo" no Unilasalle-RJ, nas palavras de Vicente Maia, além de vender pipoca, café coado e açaí. A tarde de eventos terminou bem em frente ao local, com um grande coquetel sendo oferecido. Como não podia deixar de ser, os responsáveis pelas iguarias na mesa eram alunos. “Esse é o terceiro coquetel que os meninos do ‘Energia do Sabor’ e do ‘Jovem Confeiteiro’ preparam sem ter entrado na parte prática do curso ainda”, celebrou Maia.