Poderia ser um dia de aula corriqueiro na Rua Lopes Trovão, 287, Icaraí. Mas os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Manoel de Abreu tinham um compromisso para além do endereço que tão bem conhecem. Era preciso dar uma pausa em conteúdos e disciplinas completamente novos no fim do Ensino Fundamental, para um encontro com a arte. Às 12h, a turma chegava à Galeria La Salle rumo à exposição “Identidades: uma geometria da memória”, que ficou em cartaz até 17 de março.

A visita foi na reta final, no penúltimo dia de mostra, mas contou com a presença do artista Sandro Silveira, responsável por recepcionar os estudantes, ao lado da coordenadora do caminho cultural, Angelina Accetta. Após o primeiro contato com as obras, os alunos foram instigados a praticar. Lápis de cor nas mãos, eles constituíram identidades nos rostos que sempre tem o mesmo formato no trabalho de Silveira, mas acabam por originar diferentes construções. Em outra atividade, auxiliada pelo cineasta Ricardo Prego, a turma filmou a exposição e um entrevistou o outro.

“A universidade cumpre o seu papel de estender o conhecimento além das fronteiras”, avalia Angelina, “A Galeria tem essa função, de promover sensibilidade e conhecimento. Os alunos participaram da curadoria educativa, através da fruição das obras e de suas interpretações, conforme as suas referências. O tema identidade acabou por suscitar reflexões acerca da construção de sentidos à existência”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ