Français et Brésilien ensemble, partageant la culture, les d'idées et les connaissances. O francês pode parecer uma barreira intransponível, assim como o português porventura é avaliado para além do Oceano Atlântico. Duas línguas, grandes diferenças e a coragem em dar um primeiro passo para derrubar este muro. A iniciativa parte da Unilasalle Terre et Sciences, em Beauvais, e se chama Go La Salle, programa de intercâmbio obrigatório que terá o Brasil como um dos destinos para alunos do país da Europa Ocidental, tornando possível a frase que abre esta matéria: “Franceses e brasileiros juntos, compartilhando cultura, ideias e conhecimento”. Antes de colocar a proposta em prática, no entanto, a universidade sediou seminário voltado às IES parceiras, entre elas o Unilasalle-RJ, entre os dias 13 e 17 de novembro.

Professora de Relações Internacionais, Alice Gravelle representou a instituição por seu trabalho junto ao Escritório Internacional, retornando ao Brasil com a certeza da vinda de visitantes a partir de 2019. “Com o Go La Salle, todos os alunos da La Salle de Beauvais terão que cursar um período no exterior, em uma universidade da Rede. Para isso, existe um esforço institucional”, explica, “As aulas das disciplinas são em francês, mas os discentes precisam cursar também inglês e ainda outro idioma, que pode ser o alemão, o espanhol e, agora, o português. Os que estudam nossa língua farão intercâmbio para o Brasil”.

No caso dos semestres pilotos, em 2019 e 2020, a expectativa é receber discentes de Geologia, que irão cursar disciplinas de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. O programa será fixo, com 1/3 da grade sendo destinada à área de negócios, 1/3 na área específica da graduação e 1/3 em atividades externas, já que o conhecimento para além da sala de aula é uma característica da Unilasalle Terre et Sciences. A logística para tornar possível o intercâmbio foi um dos temas em pauta na ocasião, com o início das conversas sobre crédito, data da viagem dos discentes, moradia. Por esse motivo, não só o Rio enviou sua lassalista como também o Sul, com representantes de Lucas do Rio Verde e de Canoas.

Toda a estrutura pensada para o Go La Salle é comemorada por Alice e vista pela internacionalista como um passo além na integração das unidades mundo afora: “Para nós é importante porque vamos receber alunos de uma nacionalidade que não é comum por conta do idioma. O português também seria um complicador, mas eles conseguiram transpassar esta barreira e trazem esse ensinamento para todas as La Salles. Fora a língua, vemos que é um programa pioneiro, não há dentro da Rede outra universidade que tem a audácia de fazer algo assim, que necessita de toda esta base. Novamente, Beauvais nos mostra como se começa aos poucos até chegar a este ponto”.

Marie Lummerzheim foi a responsável por esta guinada. Coordenadora do Escritório Internacional da La Salle Beauvais, a francesa soube reconhecer a joia que tinha nas mãos em termos de parceria internacional. Marie também é o nome por trás da reunião de lassalistas de diversas nacionalidades na Semana de Divulgação Internacional por lá.

O resultado? Não só o Go La Salle esteve em foco, como também cada unidade pôde apresentar aos franceses o trabalho desenvolvido em suas respectivas regiões. “Pude fazer uma apresentação aos alunos, mostrei imagens do centro universitário, falei sobre a vida no Brasil, tivemos um stand para distribuir brindes e panfletos. Alguns alunos já tinham vindo ao nosso país, para intercâmbio em Minas e Campinas, e me ajudaram com seus depoimentos, todos querem voltar”, relata Alice. Entre as divulgações na França, estava o Summer Program, projeto de estímulo à liderança que será realizado no Unilasalle-RJ em 2018. Quem sabe não será a hora de conhecer alguns dos français de Beauvais?

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ