Entre os dias 20 e 22 de junho as professoras Adriana Gonzaga, Helenice Sardenberg e o professor Jackson Bentes, Fsc., participaram, na Universidade de Varsóvia, do  Primeiro Simpósio Internacional Polonês – Brasileiro. As sessões aconteceram no Tadeusz Manteuffel Instituto de História, da Academia Polonesa de Ciências. O evento antecede o V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS), da UERJ, que ocorrerá de 17 a 21 de outubro no Rio.

Também este mês, o trio marcou presença na Universidad Complutense de Madrid. Os docentes viajaram até a Espanha para o XVII Congreso Internacional de La Asociación Española de Americanistas: “América: problemas y posibilidades”, apresentando a problemática vivida pelos refugiados sírios na cidade do Rio de Janeiro. A questão dos refugiados é tema de pesquisa do curso de Direito do Unilasalle-RJ.

Com o título “A cultura da intolerância: O mal-estar cotidiano”, a pesquisa, que conta com a participação de discentes, procura compreender de que maneira a cultura da intolerância ganha corpo, ensejando práticas que legitimam a xenofobia, o racismo, a homofobia, a misoginia. Busca-se, através dos Direitos Humanos, entender as possibilidades legais para ajudar as possíveis vítimas da exclusão. Até agora o grupo já publicou mais de quinze artigos.