21/12/2018 - 17:46
Professora e discentes do Unilasalle-RJ lançam e-book em parceria com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio

“Apresentar os principais estudos que fizemos no âmbito da Unidade de Inteligência Comercial entre 2015 e 2017. Expor análises sobre o comércio exterior do estado do Rio de Janeiro nos respectivos anos e de possíveis setores estratégicos para alavancar as exportações fluminenses”. Esses são os objetivos do e-book “Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro: análise dos principais parceiros comerciais e setores estratégicos (2015-2017)”. O projeto é fruto de parceria entre o curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ e a Subsecretaria de Relações Internacionais (SSRI) do Estado do Rio, e o lançamento aconteceu no Palácio Guanabara, no último dia 13 de dezembro.

Fernanda Nanci, coordenadora do curso e uma das coordenadoras do projeto, destaca a existência na obra de dois capítulos sobre os resultados da pesquisa para o Unilasalle-RJ e para a SSRI. Além de Fernanda, participaram da criação do e-book o professor Rafael Araújo (que já foi docente da casa e, atualmente, é professor do Instituto Federal de Sergipe) e as assessoras de comércio e investimentos da Subsecretaria de Relações Internacionais (SSRI) do Estado do Rio, Maira Segura e Patrícia Oliveira, egressa do curso.

O livro digital contou com a colaboração de discentes do Unilasalle-RJ, como Nicole Torres. “Estudávamos em grupos os distintos setores de atuação do estado, e buscávamos sempre entender o papel das micro, pequenas e médias empresas no meio. Procurávamos os principais compradores, principais vendedores, principal local de exportação e, às vezes, importação também”, conta a jovem que concluiu a graduação há pouco tempo e aguarda a colação de grau.

Já Thamyres Coelho, de 21 anos, relatou ao site do Unilasalle-RJ o orgulho que sentiu ao ver o projeto saindo do papel: “Ver nosso trabalho se estendendo para algo tão grande é um retorno inenarrável. Além disso, mostra que a SSRI realmente gostou do que fizemos, por isso devo agradecê-los também pela oportunidade”.

 

Os interessados no e-book, podem acessar o livro que foi disponibilizado gratuitamente aqui

Por Camila Reis/ Revisão de Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

 

 



Confira a galeria de fotos e vídeos
Voltar