Menu

As luzes da Galeria realçavam as cores das fototelas de Renato Neves, fotografias que, tratadas digitalmente, ganham nuances da pintura. “Eu conhecia de dia a Galeria, mas de noite, como agora, com as obras, é um verdadeiro show”, diz João Alberto Bittencourt. Ele e a mulher, Mônica Perriraz, foram dois participantes da inauguração de “Prismas”, dia 18 de abril, agora em sua semana final. Desde aquela quarta-feira, 140 pessoas já prestigiaram a mostra, mas ainda há tempo para novas assinaturas no livro de presença. A mostra sai de cartaz no próximo dia 17.

Proprietários de uma imobiliária, o casal tem uma ligação com a arte, como explicou Mônica na ocasião: “Sou também professora de pintura e me encantei com o trabalho do Renato. Ele tem uma criatividade grande, é um artista nato, trata-se de algo muito pessoal e de fazer duas artes em uma só”. O marido fez coro, ressaltando ainda a importância da tecnologia para as obras do fotógrafo. Se antes “utilizávamos a máquina analógica, com filme de 36 poses, agora você faz 'n' fotos sem esta preocupação e ainda podendo editar o material”.

Essa ação é fundamental para Neves, que utiliza o Photoshop para experimentar uma mistura de técnicas em suas fotos, criando trabalhos únicos, ao dar asas à imaginação. O resultado chamou a atenção de Renata Palmier, coordenadora de eventos da Imprensa Oficial, e coordenadora da Sala de Cultura Leila Diniz. “Ele nos procurou na Sala de Cultura trazendo consigo um pendrive e quatro mil fotos. Disse para ir para casa e selecionar 100, mas foi um trabalho muito difícil diante de tanto conteúdo rico”, contou Renata. Veio da parceria com a Imprensa Oficial a impressão das fototelas para exibição na Galeria: “É um trabalho com uma gama de exibições que poucos artistas têm. Podemos apresentá-lo em fine art, impressão em PVC, em tela, é um artista múltiplo”.

Renata Palmier visitou pela primeira vez a Galeria de Arte La Salle na inauguração de “Prismas”, apesar de conhecer a coordenadora do espaço, Angelina Accetta, de longa data. A Sala de Cultura Leila Diniz já recebeu mais de uma exposição vinda da Galeria e vice-versa, um intercâmbio que, na opinião de Renata, é importante para a cidade de Niterói, necessitada “de espaços gratuitos de arte”. “Você ter um espaço desse, dessa qualidade, com um fotógrafo sensível como o Renato, só tem a agregar”, concluiu.

 

“Prismas” pode ser visitada até quinta-feira, dia 17 de maio, das 9h às 21h. A Galeria fica situada no Unilasalle-RJ, Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói, RJ.

 

Entre em Contato