Menu

Integrando a programação do Seminário Pedagógico de Educadores Lassalistas 2015.2, a Sala de Convenções do Unilasalle-RJ recebeu, na noite da última segunda-feira (03/08), o jornalista Sidney Rezende, para uma palestra sobre os “Desafios do momento atual para o Educador”. Com mais de 30 anos de carreira e autor de diversos livros, entre eles “Deve ser bom ser você” e “Ah, se eu fosse presidente”, Sidney discursou não só para docentes e colaboradores do Centro Universitário, mas também do La Salle Abel e do CEPLAS-RJ.

Apresentador do Brasil TV (Rede Globo) e também de telejornais da GloboNews, Sidney Rezende, que é editor-chefe do portal SRZD.com, foi um dos fundadores da rádio CBN e também é professor do departamento de Comunicação da PUC-Rio, iniciou sua palestra destacando a diferença entre teoria e prática no que diz respeito às propostas de governo relacionadas à Educação: “Os vários programas educacionais apresentados pelos diferentes governantes são muito parecidos entre si, mas na prática, infelizmente, a realidade é sempre outra.”

O conferencista fez menção a projetos de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, e apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, ressaltando que “Ainda estamos muito distantes dos números que deveríamos.” Sidney também trouxe para discussão as propostas dos governos de Dilma Rousseff, Luiz Fernando Pezão, Eduardo Paes e Rodrigo Neves para a Educação, e estabeleceu algumas comparações.

A atual conjuntura econômica brasileira e as perspectivas, a curto e longo prazo, também foram abordadas pelo convidado da noite. Sidney ainda defendeu a ideia de classificarmos o mundo contemporâneo como “The Flash”, devido à rapidez dos acontecimentos, e “Matrix”, por seu caráter incidental. Segundo ele, “O pensamento tornou-se mais veloz e mais aberto”.

O jornalista encerrou sua participação no Seminário Pedagógico afirmando que “Inovar não é só ter ideias novas, mas deixar de ter ideias velhas”, e abriu espaço para perguntas. 

 

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasalleoficial

Entre em Contato