Menu

De um lado, um governo totalitário socialista, testes com mísseis considerados alarmantes, um regime extremamente fechado, isolamento, fome, e muito mistério no que tange às ações do ditador Kim Jong-un. Do outro, o país capitalista, modelo de modernidade, em diálogo aberto com as grandes potências, aliado dos Estados Unidos, tentando se distanciar do vizinho com quem tem muitos problemas. A única coisa em comum entre Coreia do Sul e a Coreia do Norte é a fronteira que compartilham.

Esse foi um dos temas abordados na palestra "Coreia do Sul: do Reino Ermitão a Samsung" realizada no dia 12 de maio no Unilasalle-RJ. O mestrando em Relações Internacionais Thiago Mattos foi convidado pela professora Letícia Simões, que leciona a  disciplina "Relações Internacionais do Leste e Sudeste Asiáticos" para comandar um bate-papo com os alunos. Entre os temas abordados, estiveram a instalação do escudo antimísseis, o Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes (Thaad, em inglês), criado para proteger o país de seu vizinho, e as recentes eleições sul-coreanas, que elegeram o Sr. Moon-Jae-in, após a destituição da ex-presidente Park Geun-hye.

Aberta ao público, a palestra trouxe um pouco da experiência de Mattos como ex-aluno da Hanyang University, da Coreia do Sul. Ele contou ainda sobre a história do país, seu desenvolvimento, e desafios mais atuais. Confira algumas das fotos deste encontro: 

 
 
 
 
 
 

Entre em Contato