Menu

O embrião começou a tomar forma no ano passado. Depois de conhecer variados cases e estudar a fundo o tema, o Unilasalle-RJ decidiu dar um passo além na busca por uma metodologia diferenciada para os seus alunos. Foram meses de gestação até o nascimento, no primeiro semestre de 2017. Mas, uma vez no mundo, era hora de ficar na incubadora, cercar a novidade de cuidados para testar se sua implementação teria sido ou não certeira. Na última semana veio a certeza: o fruto de muito trabalho está pronto para integrar definitivamente a grade de disciplinas de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e História. Grupos de discentes dessas graduações apresentaram no dia 4, terça-feira, as Atividades Integradoras desenvolvidas ao longo do semestre. 

Os calouros matriculados nos quatro cursos de dezembro a março entraram no centro universitário já com novo currículo, do qual as Atividades eram a cereja do bolo. Elas vão de encontro com as metodologias ativas, forma de aprendizagem em que o aluno é o protagonista, recebendo, após o estudo da teoria, um problema para solucionar ou projeto para desenvolver. Ao longo de seis meses, o discente aplica, portanto, o que estudou e antecipa conceitos ainda não trabalhados para conhecer na prática a realidade da sua profissão. Foi assim com o grupo composto por Alexandre Oliveira, Bárbara Bragança, Daniel Tinoco, Maria Clara Coelho e Pedro Castañon, orientado pelo professor Diogo Robaina.

No palco do Auditório La Salle, eles se tornaram os donos do futuro pub irlandês de Niterói, um empreendimento inovador na cidade, falando como se realmente fossem abrir o negócio em breve. “A visão da nossa empresa é ser conhecido como melhor pub local, tornando-se referência de qualidade e bom atendimento. A missão é oferecer uma boa experiência aos clientes, através de atendimento diferenciado”, explicou Maria Clara. O bar ficaria em espaço atualmente disponível para aluguel na Rua Mariz e Barros, oferecendo cervejas artesanais e internacionais, petiscos, além de música ao vivo, sinuca, dardos e tabuleiro, como entretenimento.  

 

A equipe chegou a fazer pesquisa de campo para entender melhor o mercado, como explicou Castañon: “Conversamos com gerentes e donos de pubs em Niterói e no Rio. Percebi como características um consumidor mais seletivo, com maior poder aquisitivo. O gerente do LaBière Pub, em São Francisco, me falou, por exemplo, que eles não vendem Heineken, uma cerveja considerada puro malte pelo público comum e com preço até acima das outras. Eles trabalham com 100 marcas de cerveja, quatro tipos de chopp, é quase uma degustação. Entre os desafios pude constatar o baixo faturamento e a alta rotatividade dos funcionários, o que buscaremos resolver com melhor gerenciamento desde o processo seletivo”.

A importância de uma boa gestão foi, inclusive, o tema das Atividades Integradoras do curso de Administração. No total, quatro grupos se apresentaram, um deles, inclusive, preparou uma peça, no qual um programa de TV ao vivo foi simulado no palco, com entrevistas a empreendedores, como a Amantícia Tortas e Salgados, e manifestações da plateia.

No caso de Ciências Contábeis, a ética pautou as Atividades Integradoras. Gabriela Barreto, coordenadora do curso trouxe mais detalhes a respeito, antes de chamar os grupos. “Alguns alunos fizerem banners, estatísticas, pesquisas, trabalharam sobre ética no esporte, na educação, nas empresas. Selecionamos os trabalhos pela originalidade, pela criatividade. Eles já estão com ideias também para o próximo semestre quando o assunto das AIs de Contábeis será inovação”, antecipou ela. A docente passou à palavra a um trio de alunos que escreveu o rap “Diz a verdade”, do qual certo trecho é: “Ética e moral/ Tão nada igual /Assunto este que contrasta o bem e o mal”. Coube à História e Pedagogia as últimas apresentações da noite, com uma aluna de cada curso abordando o tema cidadania. 

 

Confira mais fotos das apresentações:

 

 

Entre em Contato