Mais de 300 alunos. Juntos, eles têm a missão de representar o Unilasalle-RJ, carregando não só o legado dos 16 anos, como também o futuro da instituição. Em 25 de novembro, eles farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, realizado a cada três anos. O ENADE mede o rendimento dos concluintes de cursos de graduação, permitindo ao Ministério da Educação determinar, junto de duas outras avaliações, uma nota para cada curso e para a IES. Desta vez, farão o exame as próximas turmas a se formar, de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Relações Internacionais. Diante da responsabilidade, a reitoria e as coordenações se mobilizaram para incentivar os estudantes. Todos receberam camisa com os dizeres #OrgulhoUnilasalle, e dois momentos de motivação marcaram o dia 29 de outubro.

Pela manhã, os discentes se reuniram no Anfiteatro Egydio Lucas, no 8º andar do Bloco B. Já com os alunos do turno da noite, o encontro se deu no Auditório La Salle. Em ambos os casos, eles puderam assistir a vídeo com instruções sobre o ENADE, dadas pelos Irmão Jardelino Menegat, para além de depoimento presencial dele e falas dos coordenadores de curso. Confira abaixo vídeo com o recado do reitor e alguns trechos das falas dos coordenadores.

Depoimentos coordenadores:

“Nós faremos a recepção de vocês no dia 25, para apoiá-los em tudo o que for preciso. Vamos estar também ao final da prova. Esta é uma prova longa, não é para ser feita correndo, vocês têm realizado exercícios e farão um simulado. É uma prova que vai na linha do ENEM, com texto e formas de interpretação. O MEC preza muito por essa prova para entender a qualidade de vocês na saída da faculdade. Nós sabemos dessa qualidade, não temos dúvida dela, mas só pedimos a vocês dedicação e paciência para ler a prova.  Nós precisamos muito da seriedade de vocês porque essa nota repercute pelos próximos três anos, não só para o nosso curso, mas para todos eles. Por isso vocês estão com esta camisa, #OrgulhoUnilasalle. Essa vai ser a camisa de vocês para o resto da vida. Vocês irão se formar pelo Unilasalle e o diploma é eterno. Eu fiz o meu mestrado pela Game Filho, que fechou. Quando eu o fiz era uma universidade muito boa. Isso é muito ruim porque no meu Currículo Lattes está ‘faculdade descredenciada’ – Tatiana Trommer (coordenadora de Direito).

“A capacitação vem ao longo da faculdade, e vocês têm uma excelente capacitação, um excelente corpo docente. Se vocês estão aqui também não é à toa, estão no último semestre porque são capazes. Então, o que fazemos é sempre estimulá-los para que façam a prova com seriedade. Uma boa nota, um conceito alto no ENADE, abre portas no exterior para fazer um mestrado, um doutorado, mas também aqui dentro, as empresas levam isso em consideração. Então, o que eu desejo é que no dia 25 todo mundo faça a prova com responsabilidade, confiamos muito em vocês” – Fernanda Nanci (coordenadora de Relações Internacionais).

“Falta bem menos de um mês para a prova, já é uma realidade. Uma vez me perguntaram qual é a contrapartida, mas não tem a contrapartida, é um jogo de ganha-ganha, todo mundo sairá ganhando. Outra pergunta também que já ouvir é ‘Por que eu?’. Calhou, de três em três anos a prova é aplicada para todo mundo e é quando precisamos que vocês vistam a camisa. Façam um esforço agora final, que ajudará o Unilasalle-RJ a se diferenciar de outras instituições e, consequentemente, valerá para o diploma de vocês” – Marcos Figueiredo (coordenador de Administração).

“Eu tenho certeza que os alunos estão preparados, pois fazem prova de proficiência e passam. Mas diria que o ENADE está relacionado a algo que é sim muito levado em consideração, que é o comprometimento. Comprometimento é algo que a prova do ENADE mostra ao aparecer no histórico escolar. Eu tive um aluno no ENADE de 2015 que tirou 9, e colocou o boletim do ENADE no currículo dele. Ele trabalhou em seguida em uma empresa de construção naval, na área contábil e hoje ele está fora do país. Obviamente, ele tinha outros atributos, mas o comprometimento no ENADE fez a diferença. Estamos todos envolvidos neste projeto que sonhamos juntos” – Gabriela Barreto (Ciências Contábeis).

Por Luiza Gould (texto e fotos)

Ascom Unilasalle-RJ