Menu
Semente que vinga, fruto que cresce e se mantém com um pé na árvore e outro em  terra nova para dar origem a mais sementes. A ordem do ciclo da vida foi a tônica buscada nesta quinta-feira para a acolhida do Núcleo de Ação Comunitária aos seus voluntários, discentes do Unilasalle-RJ que já participam das atividades da pastoral. O momento foi o de dar as boas-vindas e arregaçar as mangas.    
 
“Este evento é para abraçar vocês. O núcleo cresceu por conta do trabalho que nós fizemos. Por um voto de confiança nos deram uma sala na Galeria e pudemos contratar mais pessoas, entra elas dois estagiários, uma grande vitória nossa”, avaliou Livia Ribeiro, coordenadora do núcleo.
 
 
O encontro foi uma oportunidade dos novos nomes da equipe serem conhecidos: a artista Bhia Tabert e os estagiários Thiago de Oliveira e Jean Trindade. A parceria do professor Antonio Barragan segue presente. Após as apresentações, foi a vez da reflexão, com a leitura da Parábola do Semeador e a canção “Sementes do Amanhã”, com Bhia na percussão e na voz e Thiago acompanhado, com violão, a cantoria.    
 
O diálogo entre esse tema com o trabalho do núcleo veio em seguida, nas palavras de Bhia: “Entendemos que vocês são sementes que caíram em terra fértil, cresceram e hoje estão aqui conosco. E fazemos uma pergunta: vamos semear mais? Vamos plantar mais por aí?”  
 
'JOGOS SOLIDÁRIOS'
 
A acolhida aos alunos contou ainda com a exposição das ideias de projetos. Para este ano, algumas ações previstas são a divulgação pelos estudantes da Páscoa do CEPLAS, que recolhe doações de ovos de Páscoa, e a confecção de ovos na universidade, com a arrecadação de 15 quilos de chocolate, para auxiliar o Inca. 
 
Um  novo semestre traz também uma nova semana de Trote Solidário, neste ano “Jogos Solidários”, forma de convidar os calouros à integrar o núcleo. Desta vez, a proposta é contar com distribuição de abraços e dividir as semanas do mês de março por temas. Na semana inaugural, “Que a sorte esteja com vocês”, os alunos se inscrevem e partem para recolher roupas e conseguir curtidas no Facebook; na segunda, a proposta é o “Não deu zika”, com a ida dos estudantes a locais com focos de Aedes Aegypti para que seja realizada uma limpeza. Há ainda a semana dedicada a doação de alimentos (“Quem tem fome, tem pressa”), e, fechando, a campanha de oferta de brinquedos para os alunos do CEPLAS (“Sementes do amanhã”). 
 
 
Outros empreendimentos incluem o Grupo de Partilha e Vivência, com encontros mensais para a troca de experiências, e transformação da Galeria de Arte La Salle na Galeria da Gentileza por uma semana, com foco na reutilização e reciclagem. 
 
Ao fim do encontro, Livia ressaltou a importância de casar a vida universitária com o voluntariado. “Que este tempo na faculdade possa ser de grandes conversas filosóficas no bar, festas, mas que não seja um tempo de terra seca”, pediu.
 
Veja o que rolou nas primeira aulas do projeto no nosso facebook
 

Entre em Contato