Menu

Em março de 2016, a reunião era em frente à estátua de São João Batista de La Salle, inaugurada na presença dos colaboradores, personagens importantes na história do Unilasalle-RJ. Daquela vez, a analogia era com as ferramentas, a apontarem os defeitos umas das outras, mas, no final, apenas juntas elas foram capazes de construir uma bela mesa. Na última sexta-feira, dia 7, foi a vez de compartilhar com os funcionários no Auditório La Salle a fábula do porco-espinho em era glacial: diante do frio, todos resolveram se aproximar, para gerar calor e, portanto, possibilitar a sobrevivência. Os espinhos de seus corpos, no entanto, feriam uns aos outros. Separaram-se então, e a morte se mostrou eminente. Com sabedoria, voltaram atrás, decidindo ficar juntos. Conviver com as pequenas feridas que a proximidade lhes causava era a garantia da prosperidade. As fábulas presentes nos discursos do Irmão Jardelino Menegat ressaltam a união, uma característica dos lassalistas fundamental para a conquista celebrada neste início de ano letivo.

Em dia de festa litúrgica do fundador, São João Batista de La Salle, a comemoração era dupla. De um lado, o reconhecimento da Igreja ao santo que é padroeiro dos educadores. De outro, a alegria da marca de 2.774 alunos matriculados no primeiro semestre de 2017. Coube a Ronaldo Curi Gismondi, vice-reitor e pró-reitor Acadêmico da instituição, a primeira explicação sobre a importância do número: “Em 2015, vivemos o cancelamento do Fies em meio de semestre, depois a entrada em um período recessivo muito grave. Temos um nível de desemprego de, no mínimo, 13 milhões de brasileiros em idade produtiva. Cada um de nós sente na pele as dificuldades que este momento impõe. A despeito desta situação, quando esperávamos um ingresso muito menor de alunos, conseguimos praticamente bater a meta. É um número muito significativo para a reitoria e esta é a nossa forma de agradecer o esforço conjunto”. 

 

Docentes e alunos se somavam aos colaboradores técnico-administrativos no recebimento da notícia. Para além de setores na linha de frente das campanhas de ingresso, como a Central de Relacionamento com o Cliente, Comunicação e Marketing, Registro de Controle Acadêmico, Central de Atendimento ao Estudante e coordenações de curso, o reitor do Unilasalle-RJ fez questão de lembrar da contribuição de todos nesta matemática.

“Fico feliz quando, nas colações de grau, escuto dos formandos a grande satisfação por terem passado por esta instituição. Fazem menção da estrutura, que é muito bonita, mas não a colocam em primeiro plano. As pessoas que constituem o centro universitário é que fazem a diferença”, frisou Menegat, “O nosso atendimento, a alegria, o brilho nos olhos de cada um de nós encanta, fazem os nossos alunos serem melhores, fazem com que aprendam mais e sejam desafiados depois para a vida. Nem sempre estamos no melhor dia, mas não podemos ficar sempre no pior dia”. 

Em complemento às palavras de motivação, o reitor citou ainda encontro do dia 25 de fevereiro, que deu prosseguimento aos festejos dos 15 anos. Naquela ocasião, o centro universitário contava com 2.200 alunos, um total ainda bem distante do sonho de 2.800 graduandos. “Confesso, para aquele momento vivido, conseguir mais 600 alunos parecia além das nossas possibilidades, mas entendíamos que precisávamos desta provocação, nos unir para chegar até lá. E felizmente chegamos. Agora o próximo passo é a fidelização, que depende de todos nós, desde o porteiro ao professor”.

A OBRA E SUA INSPIRAÇÃO

Crescimento exige novos objetivos, como o da fidelização, mas também faz imprescindível uma espiada lá no passado, onde tudo começou. Por isso, a sexta-feira reservaria um momento à reflexão espiritual, comandada por Livia Ribeiro. A coordenadora do Setor de Ação Comunitária iniciou sua fala fazendo referência à partida que deixa um legado. “A festa litúrgica coincide com a data de falecimento de La Salle. Se há quase 300 anos este homem sai do plano físico, a obra dele passa os próximos 300 anos gerando frutos. É ela que hoje celebramos no esforço de cada um em fazê-la permanecer, apesar de tantos e tantos desafios enfrentados diariamente. Acreditamos, além do nosso trabalho, na missão que representa esta obra”, exultou Livia, apresentando, em seguida, música em espanhol sobre o tema.  

 

Aproveitando a reunião do grande número de lassalistas, ela ainda fez uma convocação especial para maio: uma romaria à Aparecida pelos 110 anos da presença lassalista no Brasil, os 15 anos da instituição e os 300 anos da aparição de Nossa Senhora da Conceição. O grande momento de fé e de “sermos felizes juntos” ocorrerá no mês da canonização de La Salle, quando ele é elevado a patrono universal dos educadores. Antes do coquetel oferecido pela reitoria, portanto, ficou o convite para mais um episódio a escrever, com orgulho, nas páginas imaginárias do livro do Unilasalle-RJ. 

Veja fotos com o bolo:

Entre em Contato