Menu

A celebração de Páscoa convida a todos a renovar a fé no Cristo Ressuscitado. Nesta Semana Santa, o Presidente da Rede La Salle e Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Edgar Nicodem, compartilha com a comunidade educativa sua mensagem pascal.

 

VIVER A ALEGRIA DO RESSUSCITADO

A páscoa é a festa litúrgica máxima do cristianismo. É o centro ao redor do qual se articula toda a vida cristã. O evento pascal é o divisor de águas na história da humanidade. É o gesto de amor de Deus por excelência. Em Jesus Cristo, através de sua morte e ressurreição, todas as realidades humanas são redimidas.

A páscoa é um convite constante à transformação de nossas vidas. O amor testemunhado por Jesus na cruz é um apelo para assumir formas humanas cada vez mais autênticas. Viver a dinâmica pascal é buscar diariamente viver como Jesus viveu, dando continuidade à causa do Reino de Deus. Viver no mundo, como ressuscitado, significa assumir um processo de mudança para construir uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna.

Segundo a dinâmica pascal, a vivência do amor é fundamental para o reconhecimento do discípulo de Jesus Cristo: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13,35). O episódio do lava-pés mais do que um simples gesto de humildade é um programa de vida, onde o serviço, a gratuidade e a solidariedade têm primazia.

O Santo Fundador afirma que o domingo da ressurreição “é dia de alegria para toda a Igreja. Por isso, tantas vezes e tão solenemente se cantam estas palavras do Profeta-Rei: Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e alegremo-nos com ele” (M. 29,1). O Papa Francisco também afirma que ninguém pode ser excluído da alegria trazida pelo Senhor, da beleza do amor salvífico de Deus, manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado.

Nesse espírito, convido cada lassalista a viver de todo o coração a alegria da ressurreição e a partilhá-la com seus familiares e sua comunidade religiosa e educativa.

Feliz e abençoada Páscoa!

Ir. Edgar Nicodem

Entre em Contato