Ao chegar mais perto da rede pendurada na varanda, é possível ver cada fio, que entrelaçado a outros tantos na tessitura da malha forma um todo coeso. O processo de confecção do largo tecido usado para embalar o descanso guarda na poesia de suas linhas o significado de outras redes, como a La Salle. As instituições, interligadas em uma mesma filosofia, perpetuam o legado do francês São João Batista de La Salle. E nesta união está a troca constante de experiências, responsável pela vinda do setor de educação superior da Província ao Unilasalle-RJ nesta terça-feira.

O professor Vitor Benites, coordenador de Ensino Superior da Rede La Salle, e o Irmão Cledes Antonio Casagrande, Vice-reitor além de Pró-reitor de Pesquisa e Extensão do Unilasalle Canoas, foram recepcionados pelo Irmão Jardelino Menegat em uma visita pelos novos espaços do centro universitário, cujo processo de expansão segue a todo vapor. O tour começou pelo Centro Tecnológico, prédio com quatro andares de laboratórios e equipamentos, voltado para os alunos de Engenharia Civil, de Produção e Sistemas de Informação. As últimas instalações estão sendo feitas para ainda este mês os graduandos usufruírem da estrutura, na volta às aulas. A inauguração oficial, marcada para 20 de outubro, dará início às comemorações pelos 15 anos do Unilasalle-RJ.

De lá, o grupo seguiu rumo à Biblioteca La Salle, ao Café Di Chef e aos setores no 4º, 3º e 2º andares que já começam a ser realocados para dar origem a salas de aula com foco na Pós-Graduação. Os professores também acabam de ganhar um novo cantinho para reuniões, confraternização e repouso no intervalo entre as aulas. A sala dos docentes agora fica localizada antes das coordenações de curso. Os Irmãos e o professor Benites estiveram ainda na casa adquirida pelo centro universitário. Ela será destinada aos funcionários administrativos, com refeitórios e almoxarifado.

Café Di Chef

Sala dos Professores

Casa que abrigará novo refeitório

Outros pontos de parada foram: Central de Atendimento aos Estudantes, Central de Relacionamento com o Cliente, Registro e Controle Acadêmico, Central de Estágios, Setor de Ação Comunitária e a capela em processo de construção na Galeria La Salle. Os membros da Província puderam ver de perto duas homenagens a figuras importantes da rede. Irmão Hilário e Irmão Amadeu dão agora nome a dois auditórios, respectivamente o anfiteatro do 3º andar e o centro de convenções do 8º.

O trio foi acompanhado durante a visita pelo Pró-reitor de Desenvolvimento, Hugo Amazonas, e pelos responsáveis pelas obras em andamento (engenheiro Marcos Alexandre, arquitetos Reginaldo Gabry e Patricia Oberlander). Os convidados especiais ficam até amanhã em Niterói para participarem de reuniões e ministrarem as duas primeiras noites do Seminário Pedagógico 2016.2.

Capela na Galeria La Salle