A parceria entre a Subsecretaria de Relações Internacionais (SSRI) e o Unilasalle-RJ na área de Comércio Internacional já rendeu um novo bom fruto. Além de permitir projeto de pesquisa na qual ocorre a análise da economia fluminense (com patrocínio da FAPERJ), a dobradinha proporcinou um convite para três alunos participarem do lançamento do Programa Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). Os estudantes da Unidade de Inteligência Comercial do centro universitário, Caíque de Holanda, Flavio Medeiros e Lauany Fabbreschi, cruzaram a Baía de Guanabara até à Casa do Empresário, para participar do evento de 13 de maio, cujo intuito foi promover as exportações.

O encontro reuniu membros do governo estadual e federal além de empresários e foi uma iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O PNCE pega carona nos Jogos Olímpicos de agosto, responsável por projetar o Brasil e o Rio mundialmente, para incentivar, principalmente, micro e pequenas empresas a venderem seus produtos para fora do país. Entre as ações para o cumprimento deste objetivo está o lançamento do programa Chama Empreendedora. Será ele, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), o suporte aos empresários durante a empreitada.

Nossos alunos puderam ainda aprender com dois cases de sucesso de empresas brasileiras que se lançaram no mercado internacional e hoje exportam para diversos países: a Bazzar e a Bureau de Eventos. Graças à parceria com a SSRI, o curso de RI do Unilasalle-RJ está hoje inserido na Rede de Inteligência Comercial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com a participação de diversas instituições, como a FUNCEX, o SEBRAE e a FIRJAN.