No 8º período e já com o diploma nas mãos, eles começam a concretizar um sonho, importante até para personagens da literatura, como Pádua, o administrador interino criado por Machado de Assis em “Dom Casmurro”. Ao perder seu cargo, com a volta do efetivo, a Administração passaria a ser a “héjira, donde ele contava para diante e para trás”. Outros amantes da profissão, recém-saídos da faculdade, tiveram no último dia 1º de dezembro, quinta-feira, a oportunidade de sentir o gostinho de uma outra função: a de articulista. Os agora egressos do Unilasalle-RJ lançaram na Varanda Cultural, com a presença de autoridades da instituição, o 5º Caderno de Administração, coletânea contendo os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso do período passado.

O coordenador Marcos Figueiredo ressaltou na abertura a importância da publicação, “com registro ISSN, permitindo a vocês já colocarem um artigo no currículo, diferencial em processos seletivos”.  A cada semestre 12, às vezes, 13 TCCs são selecionados para compor o caderno, que já é um objeto de consumo também para outros cursos. Presente no evento, Ronaldo Curi Gismondi, vice-reitor e pró-reitor Acadêmico do Unilasalle-RJ, parabenizou os familiares pelo suporte aos discentes, avaliando a participação deles como “um valor, algo muito importante, para além da carreira”.

Os “temas palpitantes”, na definição de Gismondi, puderam ser vistos de perto na quinta-feira, em baners espalhados em frente à Galeria La Salle, com os resumos de cada trabalho. Entre vários, lá estava o de Keli Schwarzer, de 26 anos. “Eu vim de transferência do Sul, no 2º período, fui muito bem recebida aqui, me surpreendi com os professores”, contou durante o lançamento, “Escolhi abordar no trabalho a área do marketing por sempre ter gostado muito de relacionamento, estar em contato com outras pessoas. Apesar da nota ter sido boa e a avaliação na defesa também, saber que estaria no caderno foi inesperado para mim. Penso em fazer mestrado e essa conquista contará muito, estarei um passo à frente”.

A gaúcha considera a entrega do TCC uma superação, por conta do período conturbado, no qual começava um novo emprego. Mas, para Mariana Blanc o desafio foi ainda maior. Na reta final, ela teve que dividir o desejo antigo de ser administradora com um papel mais importante, o de ser mãe. “Eu tive a neném, mas decidi não trancar. Todos no Unilasalle-RJ me deram muito apoio e terminar depois disso tudo, sem reprovar nenhuma matéria, é recompensador”, avaliou ela, com a filha no colo. A princesinha da casa não poderia ficar de fora de um importante dia na vida da mãe, aguardado desde quando ainda fazia a faculdade de moda. “Embora eu seja formada, sempre fui da parte mais administrativa da moda, burocrática. Fora que o mercado era muito restrito. Quando terminei, decidi fazer Administração para não me arrepender. Vários amigos me questionaram se eu iria aguentar mais quatro anos, mas estava certa do que queria”, completou.

A intuição não desapontou. Hoje realizada, Mariana segue aliando as duas paixões. Ela escolheu como tema de sua monografia um estudo de caso sobre processo de compras em uma indústria de vestuário. Para André Luiz Parreiras, coordenador adjunto do curso, ver trajetórias como a da ex-aluna são a grande recompensa da “sementinha plantada há dois anos”:

“O Caderno de Administração foi um desafio que trouxemos e tanto alunos quanto professores compraram a ideia de produzir, sair com algo concreto da universidade para além do diploma. A primeira publicação nunca esquecemos, é um trabalho feito com suor, empenho, e é valorizado. Esta premiação é um reconhecimento do esforço dos discentes e dos docentes. É uma experiência bem-sucedida que esperamos que continue. As expectativas são altas, os alunos nos perguntam no início do semestre, está dentro das metas dos concluintes, no 8º período”. Se as próximas gerações já falam nisso, não há com que se preocupar, logo o 6º Caderno de ADM será mais um capítulo escrito desta história.