“Uma das grandes funções do Unilasalle-RJ é ser um estimulador para que as pessoas leiam e escrevam. Essa noite é uma confirmação de que o nosso centro universitário está conseguindo fortalecer esse princípio”. Assim afirmou o reitor, Irmão Jardelino Menegat, na noite de lançamento de dois livros, “Gestão no Ensino Superior – Governança Internacional” e “Contextos Pedagógicos – volume 1”. Ambos os livros são fruto de parceria entre professores e alunos, além de contarem com colaboração do próprio reitor.

Juntos de Menegat, os professores Wendel Freire e Marcelo Mocarzel deram suas palavras aos presentes, e explicaram, cada um, sobre os livros em que participaram ativamente. Freire contou como surgiram as ideias para materializarem a obra “Gestão no Ensino Superior”. “Em 2015, participamos eu, Irmão Jackson e o Irmão Jardelino de um congresso internacional sobre Governança Universitária, e um dos desafios apresentados era a internacionalização. Pensamos em como esse tema estava sendo pouco discutido aqui e decidimos lançar o desafio a nós mesmos. O livro é dedicado à família lassalista, pois o diálogo se estendeu à Universidade La Salle Canoas, e às Universidades Los Lagos do Chile, da Venezuela e Aberta de Andorra”, finalizou Freire.

Mocarzel, por sua vez, explicou a didática utilizada para construir o livro “Contextos Pedagógicos – Volume 1”, e salientou a importância que os alunos possuem na idealização do livro, já que a publicação contém textos provenientes de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos em coautoria com os professores. Para Mocarzel, o mais importante é saber que o protagonismo pertence aos discentes. “Pensamos nesse livro como um incentivo para que os TCCs sejam feitos com afinco, para serem selecionados. Quando fizemos a mudança das monografias para artigos, nossa ideia era justamente essa, que fossem lidas e apreciadas“, comenta.

O professor deixou claro que já existe um projeto para uma segunda edição dos livros: “Os alunos que, no momento, estão cursando o 6º período de Pedagogia e entregarão o TCC no próximo período, poderão participar“, concluiu Mocarzel. O livro terá como organizadora a professora Angelina Accetta, também coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unilasalle-RJ.