Lidar com a tecnologia, com desafios administrativos e pedagógicos diários, com uma gama de pessoas que envolve desde o funcionário até o pai do estudante, tudo isso pensando no desenvolvimento da instituição a longo prazo e em seu objetivo central: o estímulo à aprendizagem. O planejamento estratégico no âmbito do ensino se apresenta na atualidade como um aliado a todas essas funções desempenhadas por um gestor. Usuário do modelo, o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, lança, pela editora Novas Edições Acadêmicas, o livro “Gestão Estratégica nas Escolas”, no qual discorre sobre as experiências observadas nas escolas da Rede La Salle.

Doutor em Educação e Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Irmão Jardelino mostra a gestão estratégica como uma alternativa em tempos de mudança. Ao longo de 176 páginas o reitor apresenta aos gestores “meios para reduzir as complexidades e incertezas presentes nas questões organizacionais”.

O livro reúne resultados de pesquisas, gráficos e tabelas, além de discussão de ideias e hipóteses. A leitura é aconselhada para todos aqueles que têm interesse na área de educação básica e administração de instituições de ensino.