“Universidade, sociedade e futuro”. Os três pilares marcam o lema do IV Encontro de Reitores Universia 2018, que ocorre este ano em Salamanca, na Espanha. Nesta segunda-feira, dia 21, e na próxima terça, 22, 600 representantes de instituições em âmbito global se reúnem para discutir o ensino superior e o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, integra este time.

Após participar da reunião de colaboradores lassalistas por conta da Semana de La Salle, no último sábado, Menegat embarcou rumo à província do país europeu, com o intuito de conhecer mais dos principais tópicos debatidos por gestores de universidades. O encontro, organizado em torno de três temas principais – “Formar e aprender num mundo digital”, “Investigar na universidade: um paradigma em avaliação?” e “Contribuição para o desenvolvimento social e territorial"  – se encerrará com a publicação de uma declaração, contemplando os principais resultados obtidos. As discussões visam “contribuir para a construção da universidade do futuro e sua missão como motor de progresso e desenvolvimento social”, como afirma o convite recebido por Menegat.

Em vídeo de boas-vindas ao IV Encontro, o reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Ortega, lembrou o fato da sua IES completar 800 anos de fundação em 2018, motivo pelo qual foi escolhida para sediar o evento, realizado a partir de parceria entre o banco Santander e a Universia, rede universitária ibero-americana. A programação foi pensada a partir da perspectiva de que “as universidades contribuem para o progresso e servem à sociedade, ao transformarem as regiões nas quais se situam e ao fortalecerem o dinamismo dos seus países”.

Na abertura, a presidente do grupo financeiro e também da rede universitária, Ana Botía, falou sobre a responsabilidade de um encontro como este: “Os 10 milhões de estudantes que vocês representam precisam do nosso total apoio. Alguns serão grandes líderes do futuro, motores de mudança, de crescimento sustentável e inclusivo, de igualdade e justiça”.

Menegat teve a oportunidade de conhecer na viagem o rei da Espanha, Filipe VI (à esquerda), e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (à direita). Veja nas fotos:

Por Luiza Gould

Ascom Unialsalle-RJ