Menu

O reitor do Unilasalle-RJ, Ir. Jardelino Menegat, foi reeleito por mais três anos, a partir de janeiro de 2016, como presidente do Conselho das Associadas da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), chanceler das IES (Católica de Brasília, UNILESTE de Minas, FACTO de Tocantins e Católica do Recife), durante a Assembleia Geral da UBEC, realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, em Brasília. Confira a reportagem completa:

 

 

Assembleia Geral da UBEC: É hora de realçar diferenciais da formação católica

 

Brasília, 21/08/2015 - Esperança. Esta é a palavra que define o momento do Grupo UBEC e suas instituições mantidas diante do cenário de dificuldades por que passa economia brasileira, na avaliação do presidente do Conselho de Associadas e chanceler das instituições de ensino superior, irmão Jardelino Menegat, ao concluir a Assembleia Geral realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, em Brasília. O encontro, que elegeu os integrantes do Conselho de Administração, reconduziu o irmão José Nilton Dourado para um mandato de mais três anos na presidência.

 

Com aval da Assembleia Geral para manter o plano de expansão os gestores do Grupo mantenedor e das instituições mantidas deverão, em curto prazo, empreender aproximação com toda a comunidade da organização a fim de promover ajustes e otimizar recursos. “Há quatro anos adotamos um modelo de gestão corporativa o qual imprimiu profissionalização às pessoas que estão aqui por meio de um programa intenso de cursos e workshops, o que qualificou as intervenções, a compreensão dos relatórios gerenciais apresentados e, consequentemente, as decisões vêm sendo tomadas de forma mais madura e acertada a cada assembleia”, relata Menegat.

 

Certo de que tanto no que se relaciona aos processos de gestão administrativos quanto acadêmicos a UBEC e suas instituições mantidas focam-se na missão de educar pessoas para a vida, o presidente do Conselho das Associadas destaca que é perceptível a evolução do clima institucional, de apoio e respeito mútuo que favorece as decisões voltadas aos melhores resultados em todas as esferas.

 

Oportunidade - Apesar do cenário econômico brasileiro pouco confortável, o chanceler entende que é também um momento de oportunidades mesmo com a questão educacional afetada particularmente na educação superior, onde quem responde pelo investimento em formação é o próprio aluno e este foi impactado pelas mudanças no Fies processadas desde o início deste ano. Este momento é preocupante, mas o vejo como uma grande oportunidade para reorganizarmos a casa, detectarmos os excessos e considerarmos essas avaliações na condução das nossas decisões. É hora de otimizar recursos, avaliar adequadamente despesas e  investimentos. “A partir dos relatórios que discutimos na Assembleia, são várias as medidas que precisam ser tomadas no sentido de nos orientarmos e às instituições mantidas”, ressalta ao adiantar que evitar excessos e desenvolver um olhar mais detalhado em um trabalho de corpo a corpo na captação, retenção e aproximação com alunos e ex-alunos estão entre elas.

 

Todas as ações, conforme Menegat, serão no sentido de realçar os nossos diferenciais de formação integral do ser humano, que é nossa missão, sem abdicar da educação de qualidade, que é nossa obrigação. Ele elenca alguns diferenciais das instituições mantidas da UBEC que buscam oferecer uma educação individualizada, personalizada dentro dos propósitos de que atinja o coração, os afetos, compreenda-se o ambiente físico que nos envolve e que o professor seja atencioso, porque é ele que está lá na frente formando o estudante. É relevante evidenciarmos que nosso atendimento a partir dos valores apresentados faz diferença porque não estamos focados apenas na formação de qualidade intelectual.

 

Ao referir-se aos rankings educacionais divulgados no Brasil, Menegat considera que muitas vezes se tratam de medidores quantitativos, não qualitativos. ”É mais difícil avaliar uma dimensão qualitativa, mas já existe a preocupação com o fato de que outros elementos que contribuem para a formação da pessoa sejam avaliados”, salienta. Ao lembrar que as escolas confessionais apresentam valores na formação, os quais não são medidos nos atuais indicadores, novamente Menegat busca na esperança alimentar o desejo de que “um dia possamos ter alguns indicadores que meçam a educação integral e a importância de se aprender para vida e não apenas para responder a um questionário”.

 

Novo ciclo - Continuidade e não continuísmo é o que representa o resultado da eleição para o Conselho de Administração da UBEC de acordo com o presidente reeleito pela Assembleia Geral esta semana. Ao agradecer a credibilidade dos integrantes do colegiado, José Nilton Dourado lista alguns desafios para o período que se estenderá de janeiro de 2016 a dezembro de 2018. “Vamos dar continuidade aos processos estabelecidos no primeiro mandato buscando o entendimento da missão pelo grupo gestor e pela base, nas instituições mantidas. Acredito que somente desta maneira faremos o melhor possível”, sublinha.

 

Ele lembra que são necessários alinhamentos entre a mantenedora e as mantidas, os quais passam pelo estatuto, pelo planejamento estratégico e uma das preocupações é fazer a reavaliação e atualização desses aspectos. Este é um dos desafios que temos pela frente. Com este propósito, salienta o presidente reeleito, vamos continuar investindo na formação continuada dos gestores e na dinâmica de comunicação e formação desses profissionais. Ele lembra que os novos gestores do Grupo UBEC, ainda antes de assumir vão fazer uma imersão para conhecer as políticas da UBEC, e participarão do curso de governança corporativa do IBGC, bem como os de formação continuada. Considerando que tanto na Assembleia Geral, quanto no Conselho das Associadas e de Administração, há novos integrantes e pensamentos diferenciados mas convergentes no que se relaciona à finalidade, Nilton Dourado vê o período como de consolidação de vários processos da UBEC e não só no Distrito Federal. “Daremos continuidade ao processo de expansão. Reafirmo que o Grupo UBEC coloca-se à disposição das congregações associadas no sentido apoiar o desenvolvimento de modelos de gestão, nos ambientes de controle, disponibilizando o Centro de Serviços Compartilhados (CSC)”, destaca ao comentar que o momento atual é crítico, mas também hora de enxergar além da crise e aprender.

 

Grupo UBEC - O Grupo, que responde pela gestão de uma rede de ensino que atua na formação de mais de 33 mil estudantes do ensino básico até a pós-graduação, é formado pela união de cinco províncias religiosas e uma diocese: A Província Lassalista de Porto Alegre - Irmãos Lassalistas; a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo -  Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista do Centro Norte do Brasil - Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco - Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello -  Irmãs Salesianas e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano (MG).

 

A seguir, a representação dos gestores do Grupo UBEC a partir do dia 1º de janeiro de 2016

 

Conselho das Associadas

Ir. Jardelino Mengat – presidente

Dom Lelis Lara

Ir. Maria Américo Rolim

Pe. Rubens Sodré Miranda

Pe. Orestes Carlinhos Fistarol

Ir. Ataíde José de Lima

 

Conselho de Administração

Ir. José Nilton Durado da Silva – conselheiro presidente

Pe. Helenes de Oliveira Lima – conselheiro vice-presidente

Pe. Márcio José Montandon Marçal – conselheiro tesoureiro

Ir. Alvimar D’ Agostini – conselheiro secretário

Ir. Regina Maria Ferreira Carrijo – conselheira

Sr. Antonio Eugênio do Socorro Fernandes – conselheiro

 

Representantes das Associadas na Assembleia Geral

Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo

Pe. Fábio Enrique de Souto

Ir. Edgar Genuíno Nicodem

Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz

Ir. Silvia Fonseca Pinto

Sra. Ana Marta Aparecida de Souza Inez

Entre em Contato