“Machado, Machado, chegou mais rápido que carro de Fórmula 1 a nova exposição da Galeria La Salle”.

“Pois é, meu caro Senna, indubitavelmente espetacular, eu pude estar presente! Duas técnicas e muitas figuras ilustres...”

Estavam lá os personagens deste diálogo fictício, mas também Jimmy Hendrix, São João Batista de La Salle, Einstein, Charles Chaplin, Cartola, Dorival Caymmi, Betinho e seu irmão Henfil, Luís Carlos Miele. A lista é grande e não para por aí, ainda mais quando se fala em obras de dois artistas. Lado a Lado na Galeria La Salle, André Brown e CHA receberam convidados e visitantes no dia 14 de agosto, para o lançamento de “Interfaces”, exposição coletiva que segue em cartaz até 1º de setembro.

Para André Brown, criador das caricaturas, dividir uma mostra é sempre mais “enriquecedor” do que a individual: “Acho que foi um acerto da curadoria de Angelina Accetta. Tanto eu quanto CHA trabalhamos com a cor. apesar dele investir em tons mais vivos e grandes formatos, há um diálogo. Por outro lado, eu também gosto de pintar, logo conhecer as obras dele me motivam”. Buscar influências em outro artista foi exatamente o que trouxe o casal Bianca Tupinambá, de 32 anos, e Adam Rabello, de 34, amigos de Brown, à Galeria na noite de segunda-feira. Enquanto ela é professora e ilustradora, ele é caricaturista.

“Apesar de já conhecermos os desenhos, costumamos ter contato com um ou outro separadamente. Ver todos reunidos é uma sensação nova, muito bacana ter acesso a trabalhos de épocas tão distintas da carreira dele”, avaliou Bianca na ocasião, “Já o CHA, nos traz a experiência da tela, que também gosto muito, pois temos as texturas, os pigmentos. De cara, me encantei pelo Ayrton Senna dele, e do Brown destaco o Machado de Assis, achei interessante ele trazer algo de PB para contrastar”.

Rabello, por sua vez, destacou o fato de um espaço que poderia ser “morto”, como é o caso do corredor no térreo, convidar os transeuntes à experiência do olhar, mesma característica ressaltada por André Brown. “O conceito por trás da Galeria La Salle é bem construído. Ela está em um local onde os alunos passam. Já ouvi alguns indo para a aula comentarem que gostaram das cores, já há uma cultura de parar e descobrir o que está acontecendo”, observou o artista.

Turma de Ciências Contábeis em visita à mostra 'Interfaces'

Os estudantes eram o foco de Carlos Hélio Almeida, o CHA. O taxista, que vem dando os primeiros passos como artista profissional, chegou na sua primeira grande exposição querendo mostrar que todo mundo pode criar, basta querer. Em um cantinho do espaço cultural ele deixou cuidadosamente organizados os pincéis, as tintas e as roupas de trabalho, repletas de cores, para apreciação dos visitantes.

“Está sendo tudo novo para mim, mas estou feliz de poder mostrar que a arte é simples. Trouxe o meu material para ambientar o público que, porventura, não tenha muito contato com essas ferramentas. Quero com isso, incentivar quem tem o desejo de iniciar neste caminho, mas não começa por receio. Dinheiro a gente não tem logo de início, é um investimento, mas há preços mais em conta das telas e tintas, é uma questão de pesquisar”, animou CHA.

Tanto ele quanto Brown trouxeram obras inéditas para compor “Interfaces”. Enquanto o pintor fez um La Salle com sua técnica de Realismo Abstrato, seguindo a dimensão 140 cm x 150cm, o caricaturista retratou Hebert José de Sousa, o Betinho. “Angelina tinha me pedido um quadro de doação ao acervo da Galeria. Vi um desenho do fundador na sala dela e veio a ideia”, revelou CHA, sendo acompanhado pelo amigo Brown na explicação: “Tanto o Paulo Freire quanto o Betinho desenvolvi para cá e no caso do Betinho, acabou sendo no timing certo, dos 20 anos da partida dele, quando lembramos a relevância da campanha ‘Quem tem fome, tem pressa’. O filho viu a caricatura que fiz e ela vai ser usada na Ação da Cidadania, uma nova campanha em memória do sociólogo”.

“É Henfil, como é bom ver meu legado perdurando assim...”

“Nem fala, meu irmão, nosso eterno Betinho. Muito bom as mensagens serem atemporais, assim como essa arte que nos retrata aqui”.

Veja as fotos da recepção do Irmão Jardelino Menegat, reitor do Unilasalle-RJ, aos artistas: