No próximo sábado, 10 de novembro, o Pé Pequeno recebe os lassalistas na grande ação voltada aos moradores, a segunda do ano. Entre os serviços oferecidos estão a retirada de documentos pela Fundação Leão XIII, confecção de currículos e inclusão em banco à disposição de comerciantes da cidade, cuidados com a saúde a partir do auxílio da Cruz Vermelha, loja da Street Store, cujas peças gratuitas estarão disponíveis à doação, além da inauguração de horta comunitária e de sala de aula que, em breve, abrigará oficinas dadas pelo Unilasalle-RJ na Associação de Moradores. O centro universitário busca estabelecer vínculos e fomentar criações conjuntas com a comunidade desde 2016, seja organizando dias da cidadania, como o deste fim de semana, em que o público costuma superar os 200 presentes, até ações de longo prazo.

“Desde fevereiro estamos em contato com a nova Associação de Moradores e isso é uma alegria porque a nova equipe assumiu a partir de uma ação nossa. Eles diziam que não se sentiam apoiados e já que agora eles têm apoio, se prontificaram à união. Eles reformaram a casa onde fica a Associação, pintada, cuidada, com o terreno em volta limpo. Além disso, voltaram as equipes de futebol da comunidade. São realizados treinos com um professor de Educação Física que constituiu duas equipes, uma de meninos e outra de meninas. São dados importantes para entender o que este trabalho continuado proporciona na comunidade”, explica Livia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária.

O time feminino, a que Livia se refere, foi uma sugestão advinda do La Salle Summer Program, programa de intercâmbio da Rede La Salle que reúne, uma vez por ano, alunos de diferentes universidades lassalistas do mundo em algum país. Em 2018, o Brasil foi a sede do projeto pela primeira vez. Grupo de estudantes da Europa questionou o fato de não ter observado jogadoras meninas na visita que realizaram à comunidade. Já discentes dos Estados Unidos sugeriram a construção da horta que ocupará a praça do Pé Pequeno, como forma de aproximar a comunidade, além de prover verduras para a alimentação. Este é o primeiro projeto executado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia Civil, no qual graduandos dos dois cursos têm a oportunidade de praticar o que aprendem em sala de aula, sendo orientados pelos respectivos coordenadores de curso, Paula Brasil e Hélio Valim.

Acima, alunas americanas brincam com criança no Pé Pequeno; Abaixo, pneus coletados pelo Escritório Modelo para a confecção da horta

“Além disso, recebemos a doação de quadro e de 20 cadeiras do Colégio La Salle Abel para fazermos uma sala de aula na comunidade. Este também é um passo em direção a outro projeto sonhado pelos jovens do Summer Program”, completa Livia, “Oficinas, como de inglês, que fornecemos aos nossos funcionários no Unilasalle-RJ, devem começar já no semestre que vem. E, no futuro, queremos implementar um contraturno para as crianças, com reforço escolar”.

As novidades se somam a praxes dos dias de ação, como a confecção de currículos. Desta vez, no entanto, para além das orientações em relação ao que incluir de experiências, a Ação Comunitária promete organizar os currículos confeccionados em uma base de dados a ser apresentada aos comerciantes da região. Eles serão estimulados a procurar primeiro localmente por funcionários.

EVENTO

SUBIDA LASSALISTA AO PÉ PEQUENO

Quando: 10 de novembro, sábado, das 9h às 13h

Onde: Concentração no campo de futebol da comunidade do Pé Pequeno, entre Santa Rosa e bairro de Fátima (subindo a Rua Gastão Gonçalves)

Serviços oferecidos:

Banco de currículos;

Street Store: montagem de loja com produtos gratuitos na comunidade. Os moradores poderão pegar até cinco peças;

Cruz Vermelha: aferição de pressão e glicose, atendimento nutricional;

Corte de cabelo e barba com a QOD Barber Shop;

Toques de estética para mulheres;

Oficina de cafifas, elástico e bambolê para as crianças;

Inauguração da horta comunitária;

Inauguração da sala de aula na Associação de Moradores.