Menu

Que a sala de aula mudou não há mais dúvidas. Mas o que dizer se ela for o Balneário Camboriú, a fábrica da Portobello ou até a Casa Cor, evento com 25 ambientes, reunindo 40 profissionais para apresentar aos visitantes o melhor do design, da arquitetura e do paisagismo de Florianópolis? Levar o aluno até o concreto, do qual ouve falar na graduação, é a proposta do projeto Arquitetura Itinerante, idealizado pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Brasil. Após ida a Petrópolis no primeiro semestre, neste mês de novembro ela reuniu estudantes do seu curso e de Engenharia Civil e os colocou nos ares, rumo a Santa Catarina para quatro dias (de 8 a 11, quinta-feira a domingo) de aprendizado, mas também descontração. 


Confira abaixo o diário de bordo da docente e depoimentos de alguns dos 26 discentes que embarcaram nesta ideia.

Dia 1 - Fomos recebidos pelos professores de Arquitetura e equipe de marketing da Univali - Balneário. Agradeço ao Prof. Luciano Pereira Alves e a Danielle Souza pela receptividade. Finalizamos o dia na Passarela Estaiada e na orla do Balneário, discutindo sobre a cidade x verticalização x conforto ambiental x mercado imobiliário. 

Dia 2 - Imersão dos alunos no Programa Portobello Experience (fábrica em Tijucas): palestras sobre a norma de desempenho, tendências, mercado, e conheceram o processo de produção dos materiais. Agradeço a parceria da Debora Lahtermaher, da Franquia Portobello shop Niterói, por viabilizar esta experiência para os alunos e a profa. Mariana Vaz de Souza, da disciplina de “Materiais de Construção”, por todo apoio. 

Dia 3 – O dia começou com a apresentação à Cidade Sustentável após leitura de parte do livro “Cidade para pessoas”, de Jan Gehl. Conhecemos o processo de formação da cidade, discutimos sobre o mercado imobiliário e diretrizes de sustentabilidade do projeto. Visitamos edifícios que receberam certificação ambiental LEED, além de muita diversão e experiências na cidade. Agradeço ao Roque, que nos guiou na cidade, e o prof. Diego Caetano, da disciplina de “Conforto ambiental”, pelo apoio na aula externa. Já nos turnos da tarde e da noite, a pedida foi participar da Casa Cor. No evento, os estudantes aprenderam sobre projetos de interiores, principais designers de mobiliários e revestimentos 

Dia 4 – A despedida contou com caminhada pelo centro histórico de Florianópolis. Já em Jurerê Internacional, os estudantes conheceram a Casa Azul, projeto do arquiteto Ruy Ohtake.

Diário de bordo Paula Brasil

Entre em Contato