Menu

Esta é uma receita que deu certo. Juntando a vontade de fazer a diferença na sociedade, com o incentivo ao profissionalismo e o conhecimento de um corpo docente afinado quando o assunto é gastronomia, a Fundação Gas Natural Fenosa – CEG e o Unilasalle-RJ já apresentaram os segredos da cozinha a muitos jovens. A parceria entre a entidade espanhola e o centro universitário comemora três anos e, agora, soma os projetos “Energia do Sabor” e “Jovem Confeiteiro”. Os pratos agradáveis ao olhar, ao olfato e ao paladar são apenas a ponta aparente de uma consequência mais profunda: a mudança de vida, exaltada em reunião envolvendo representantes das duas instituições, no dia 11 de novembro.  

A visita de Bianca Carillo e Fernanda Amaral, do setor de Comunicação da CEG, se deu na Pós-Graduação e Extensão, com a presença do coordenador, Arthur Chrispino, da coordenadora da Comunicação e Marketing do Unilasalle-RJ, Bianca Antunes, e dos professores/chefs Vicente Maia e Cristiane Gonzalez. O grupo realizou um balanço das conquistas dos programas e fechou um acordo para ambos continuarem a ser desenvolvidos em 2017.

Enquanto o “Energia do Sabor” (antigo “Jovem na Cozinha”), atualmente na turma IV, é voltado à empregabilidade de jovens carentes entre 18 e 24 anos seja em restaurantes, bares ou hoteis, o “Jovem Confeiteiro”, na sua primeira edição, proporciona aos inscritos, com renda de até três salários mínimos e faixa etária de 17 aos 25 anos, o domínio das técnicas, processos, metodologia e teoria envolvendo Confeitaria e Panificação.  

Uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais das delícias desenvolvidas pelas atuais turmas dos dois projetos é a Guerra do Hamburguer. No dia 15 de dezembro, às 13h, os alunos dos projetos serão mesclados e separados em grupos para a batalha culinária. Cada time, contendo integrantes da confeitaria e da gastronomia, terá que desenvolver o sanduíche de sua preferência além de uma sobremesa. O veredicto fica a cargo de júri composto por membros da comunidade. A atividade vai de encontro à nova aposta da parceria Fundação/Unilasalle. Como ficou decidido no encontro de sexta-feira, sempre que possível serão pensados intercâmbios entre doces e salgados, unindo os dois projetos.  

Luan Vieira, de 22 anos, se formou pelo “Energia do Sabor” em setembro e é um bom exemplo do sucesso em investir numa paleta variada de sabores. Apesar da preferência pelos doces, por trabalhar com pâtisserie no Copacabana Palace, ele acredita que ter conhecimentos na parte salgada da cozinha é um diferencial na carreira. “Posso ajudar em outras áreas da gastronomia com segurança. O que aprendi me auxiliou, por exemplo, em Porto Seguro. Estive em hotel de lá durante uma semana e pude dar sugestões nos pratos”, conta.

Pêra ao vinho e especiarias com creme de gorgonzola, sobre crocante de canela, feita por Luan Vieira durante o curso

 

Entre em Contato