A grade inclui disciplinas de nomes pouco comuns para o 1º ano do Ensino Médio: “Conhecendo o Direito”, “Construção de maquetes”, “Desenvolvimento de jogos”, “Cozinha brasileira”, “Finanças pessoais”, “Introdução às Relações Internacionais”. Para além da Matemática, do Português, da Física, da Geografia. Em fevereiro, seis turmas do Colégio La Salle Abel embarcaram em um projeto inovador, cujo mote reafirma o nosso conceito de Rede. Eles tiveram um cardápio de 12 matérias, escolheram uma e cursaram como eletiva, fora do horário das aulas normais e em um ambiente novo, o Unilasalle-RJ. Aproximando estudantes da realidade de uma graduação, o UNIVERSITARDES formou seu primeiro grupo na última segunda-feira, dia 12, com a entrega de certificados pela direção dos dois espaços.

Tanto para o Irmão Marcelo Piantkoski, diretor do Abel, quanto para o Irmão Jardelino Menegat, reitor do centro universitário, a aposta foi certeira. “Estamos na celebração da conclusão de uma etapa. Agradeço ao Unilasalle-RJ pela parceria que estabelecemos. É um projeto inédito na Rede La Salle e inspirador. Parabenizo a todos vocês estudantes, pela seriedade com que vêm trabalhando”, afirmou Piantkoski durante a solenidade.

Ao longo de nove meses, os estudantes puderam se aproximar de suas áreas de interesse, experimentando temas antes da escolha de carreira, uma transição aguardada para daqui há dois anos, como lembrou Menegat. Mais loquaz, o reitor pautou sua fala em uma pergunta: “Como sobreviver à transição do Ensino Médio para a universidade?”, e citou outras mudanças já vividas pelos adolescentes, entre elas a saída do 9º ano.

Para o segundo grande passo da escola, o 3º ano, no entanto, o impacto promete ser maior, já que “a universidade nos faz sair da zona de conforto, onde os pais nos protegem, nos defendem. Precisamos nos virar por conta, tomar nossas decisões e assumir as consequências”, completou. Apesar da grande independência, em algumas instituições, a transição é “menos dolorosa”, nas palavras de Menegat.

“No Unilasalle-RJ há uma preocupação em acolher, desenvolver o aluno, abraçá-lo. Todos os funcionários atuam como cuidadores, são o SOD”, disse. Antes de concluir sua participação, ele deixou conselhos aos estudantes: “As duas recomendações que eu pessoalmente deixo para vocês são 1- façam amigos e 2- se envolvam, se comprometam. Você vai crescer com isso, mas a universidade vai crescer também porque você passou por ela. Estará preparado para a universidade aquele que virou uma pessoa melhor, que tenha coração grande e que possa aprender para a vida”.

Os discursos foram seguidos da entrega simbólica dos certificados. Um aluno de cada disciplina foi eleito para receber o documento, representando os colegas. O presente veio das mãos das autoridades que compuseram a mesa. Além do Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat e do Prof. Mestre Ir. Marcelo Piantkoski, participaram o vice-reitor e pró-reitor Acadêmico do Unilasalle-RJ, Prof. Dr. Ronaldo Curi Gismondi, o coordenador de Ensino Médio do Colégio La Salle Abel, Prof. Wendel Freire e o supervisor administrativo da escola, Sr. Alexandre Oliveira.