O empreendedorismo tem sido uma das alternativas mais buscadas pela população brasileira atual, em virtude das mudanças ocorridas na sociedade. Com a aceleração das tecnologias e com o impacto da pandemia, muitas empresas decidiram enxugar as suas equipes, o que leva também a uma nova onda de profissionais que pensam em abrir e gerenciar o próprio negócio. Análises feitas pelo Google Trends revelam que a busca por essa palavra já vinha aumentando nos últimos anos, mas cresceu em 2020, se tornando mais comum na web.

Mas, por que o Brasil tem se tornado um país mais empreendedor?
Dentre as razões destacadas, estão a maior liberdade e a autonomia que o empreendedorismo oferece aos profissionais. Segundo levantamento realizado pela Herbalife Nutrition e OnePoll, 77% dos brasileiros sonham em empreender.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que é necessário ter um conhecimento prévio sobre fluxos de operação, de contabilidade e de caixa (econômicos), além de desenvolver habilidades importantes como criatividade, inovação e perseverança. Para ter um aprendizado completo, o curso de Administração pode ser o impulso que vai ajudar você a construir o seu próprio caminho e alavancar resultados.

Qual é a relação entre a Administração e o empreendedorismo?
Da mesma forma que um pintor faz um curso de pintura para aprimorar suas habilidades, um empreendedor formado em Administração pode otimizar os processos na hora de criar e gerenciar uma empresa. Por meio da graduação, ele será capaz de adquirir mais conhecimento acerca do mercado e de determinadas ferramentas cruciais na gestão do próprio negócio. O espaço universitário também é frutífero para o estabelecimento de uma rede de contatos, o networking.

Administração e empreendedorismo são uma dupla de sucesso garantido, desde que o recém-formado saiba somar as experiências, aproveitando as vantagens de cada uma. Se você deseja criar o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar, cursar Administração é a escolha certa, pois a graduação te proporcionará uma visão estratégica e ampliada do contexto no qual você quer estar inserido, além de te ensinar o passo a passo para alcançar este objetivo.

Outras características fazem do bacharelado em Administração uma vantagem no mundo empreendedor, pois como administrador você:
Aprende a fazer o melhor planejamento e a organização da sua empresa;
Conhece mais a respeito do mercado;
Aprende noções básicas de marketing e promoção de vendas, o que ajuda a manter o seu negócio próspero e as suas ideias mais organizadas para obtenção do sucesso;
Entende o fluxo de um trabalho empresarial.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, Administração e empreendedorismo não são opostos. Empreender significa buscar um modo novo de fazer algo, criando soluções, desvendando oportunidades. Com uma boa noção de ferramentas administrativas, conduzir um empreendimento ou ter uma atitude empreendedora fica muito mais fácil.

O intraempreendedorismo também é uma opção

Outra alternativa que vem ganhando força é o intraempreendedorismo. Por meio dele, uma pessoa empreende internamente em uma empresa. Ela não abrirá o próprio negócio, mas irá inovar e criar novas soluções dentro da organização em que já trabalha.

Esse é um modelo que cresce, pois contribui para o desenvolvimento profissional e da própria empresa em questão. Contar com essa iniciativa a partir de técnicas e ferramentas aprendidas em uma rotina administrativa, contribui para melhores resultados. Os interessados nessa prática podem se especializar, adquirindo o conhecimento necessário para dar este passo no curso de Administração.

Quer entender mais sobre esta combinação entre o curso de Administração, o empreendedorismo e o intraempreendedorismo? Leia um conteúdo que vai te apresentar as possibilidades que se abrem aos administradores, além de te informar como está o mercado e como gerir negócios em um cenário de incertezas.

1. QUERO ENTENDER MAIS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO