“Con la dedicación de Hermanos y Seglares, hemos servido al Señor, muchas veces en medio de grandes dificultades, educando y evangelizando a los jóvenes”. A frase em outra língua não é um engano. O espanhol, afinal, é falado em 19 dos 20 países que compõem a América Latina, região que estará em pauta para a Rede La Salle nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Mas também haverá português no México, já que o Unilasalle-RJ enviou um time de peso para participar do 2º Congresso de Educação Lassalista Latino-americano, em León, localizada a 384 quilômetros da capital, Cidade do México.

O grupo de coordenadores, docentes, membros do Escritório Internacional, da reitoria, além das coordenadoras do Setor de Ação Comunitária e do Núcleo de Arte e Cultura já estão no país, por enquanto em visita a outras universidades locais. Na última segunda-feira, nossos colaboradores conheceram a Universidad La Salle Nezahualcóyotl, na cidade de mesmo nome, em funcionamento desde 2006. O reitor, Irmão Jardelino Menegat, ainda se unirá à equipe na Universidad De La Salle Bajío, onde se dará o Congresso.

O encontro contará com apresentação de trabalhos, mesas temáticas e exposições. Todas as atividades giram em torno do tema “A educação que necessitamos para o mundo que queremos”, englobando os eixos: Pensamento pedagógico lassalista; Atenção educativa aos grupos vulneráveis – mulheres, migrantes, deficientes físicos e Direitos Humanos; Educar para a sustentabilidade; Marcos da convivência escolar para a tolerância e a construção da paz; Uso consciente das tecnologias na educação.

A convocatória do Congresso, que abre esta notícia, se refere à missão e ao legado deixados por São João Batista De La Salle, responsável por nos unir em cerca de 80 países: “Com a dedicação de Irmãos e leigos, temos servido ao Senhor, muitas vezes em meio a grandes dificuldades, educando e evangelizando os jovens”.