Apple: 3ª colocada, com US$ 233 bilhões arrecadados em 2015. HP: 20ª posição, faturamento de US$ 103 bilhões. Microsoft: 25º lugar, graças a receitas de US$ 93 bilhões. Essas são três empresas de TI que aparecem com destaque no ranking da revista Fortune das 500 maiores companhias do mundo. Além da área em comum e da presença na lista, elas compartilham a característica de estarem situadas no Vale do Silício. O conglomerado da Califórnia, nos Estados Unidos, passou a abrigar a partir de 1950 o hoje maior polo mundial de tecnologia, novamente a um passo dos alunos do Unilasalle-RJ. Pela segunda vez, o Programa de Liderança Global ocorrerá na região e antes de embarcar nesta viagem, prevista para dezembro, um encontro reuniu os discentes no Auditório La Salle para conhecerem o PLG e tirarem suas dúvidas.

A palestra de divulgação foi comandada por Guilherme Dias, coordenador de Extensão e apoiador do Escritório Internacional. Ele falou com a propriedade de quem acompanhou de perto a primeira experiência no Vale do Silício, em 2014. “Enquanto pessoa que não tinha qualquer relação com a temática que veríamos lá, me senti vivendo algo completamente novo e único, lidando com pessoas envolvidas diretamente na lógica de empreender, inovar, renovar a forma como as coisas são feitas atualmente”, contou o professor de Relações Internacionais.

Em sua origem, no ano de 2009, o PLG era voltado para os futuros internacionalistas, com o intuito dos graduandos verificarem in loco o que tinham lido e debatido em sala sobre determinados países. A demanda dos alunos de Administração, Engenharias e Sistemas de Informação, no entanto, fez com que o programa fosse estendido a todos os discentes do centro universitário, tirando do papel a ideia da ida à Califórnia, para aproximá-los de embaixadores, empresários, acadêmicos e jornalistas atuantes na região.

Dias relembrou nesta quinta-feira as atividades realizadas a cada dia da viagem de dois anos atrás, desde a chegada em São Francisco. Daquela vez, logo depois do desembarque o grupo já seguiu para o trabalho, em visita ao Consulado do Brasil. Foi só o tempo de “deixar as malas no hotel”, nas palavras do coordenador: “Fizemos perguntas sobre quem são os brasileiros no Vale do Silício, de onde eles vêm, que tipo de oportunidades o governo brasileiro consegue oferecer a eles, quais são os projetos. Na época falávamos muito sobre Ciência sem Fronteiras, bolsa para estudo lá”.

O roteiro contou ainda com passagem pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Google, Microsoft, Totvs e Computer History Museum. A instituição lassalista Saint May’s College também recebeu o grupo. Os locais a serem conhecidos desta vez serão os mesmos, com a inclusão do Facebook.

Para os que temem o inglês, Dias reiterou que o idioma não será problema. “Nem todas as atividades são em inglês, conversamos com muitos brasileiros. E, diferente de outros locais dos Estados Unidos, as nossas agendas no Vale do Silício foram tranquilas, no sentido das pessoas fazerem um esforço maior para te entender, não recriminar quem esquece uma palavra”, explicou, “Sempre instigamos vocês a ser exporem, mas no limite do limite nós também podemos fazer as perguntas”. Além do suporte no momento, os interessados participam de uma preparação com a equipe do Escritório Internacional no Unilasalle-RJ. São distribuídos materiais sobre cada uma das empresas do cronograma.

Ao término da explanação, houve a abertura para perguntas. Veja as principais dúvidas dos alunos e as respostas de Guilherme Dias:

Só posso pagar o pacote fechado de US$ 2.580,00 ou alguma despesa posso quitar por fora para tentar diminuir este valor?

“A questão do pacote é importante porque ela garante o seu seguro. No início do programa, quando não fazíamos desta maneira, chegou a acontecer de aterrissarmos na Cidade do México e uma menina que não tinha seguro passar mal. Normalmente para definir este pacote cotamos três agências, há todo um processo anterior para tentarmos fazer a viagem ser a mais em conta possível. As passagens estão mais baratas agora, mas os hotéis em São Francisco geralmente são bem caros”.

Qual seria a forma de pagamento?

“Ele é feito direto na agência, e aí tem possibilidade de parcelamento, é possível negociar em até dez vezes”.

São quantas vagas?

“A princípio são 15. Até ontem já tínhamos este número, três alunos de Lucas do Rio Verde e 12 daqui, mas as inscrições foram prorrogadas. Se tivermos entre 15 e 18 não faremos nada de processo seletivo, mas se o número for de 32, por exemplo, pensaremos em algum tipo de seleção”.

A viagem afetará a AV3?

“Se alguém, por acaso, ficar em AV3, contaremos com a colaboração dos coordenadores, que irão flexibilizar a aplicação das provas. Eu estou com 10 orientandos de monografia e a defesa será no período de 2 a 16 de dezembro. Se eu for uma das pessoas a ir com vocês, também terei que readequar estas datas”.

O II Programa de Liderança Global Vale do Silício será realizado entre os dias 2 e 12 de dezembro. As inscrições terminam dia 5 de outubro. Saiba mais no link:

Reveja a palestra aqui