Patrícia Cabral e Vitor Chiozzo não foram da mesma turma, apesar de terem em comum o fato de serem hoje bacharéis em Relações Internacionais pelo Unilasalle-RJ. Outra semelhança é o fato de investirem na Academia, mesmo já tendo concluído a faculdade. Enquanto Patrícia publicou, junto da professora Fernanda Nanci, o trabalho “A política externa (sub)nacional: um estudo da paradiplomacia do Estado do Rio de Janeiro e de sua relação com o governo federal”, na revista Conjuntura Global, Chiozzo escreveu material a partir de um dos capítulos de sua monografia e tem seu nome eternizado na Revista da Escola de Guerra Naval.

Confira a entrevista concedida por Vitor Chiozzo ao nosso site.

Unilasalle-RJ: Como foi elaborar o artigo e vê-lo publicado? Para você qual a importância desta publicação?

V.C.: Já havia escrito e publicado outros artigos antes, entretanto este se reveste de um caráter especial, especialmente por ser oriundo da pesquisa de minha monografia em Relações Internacionais, onde seu argumento central compunha um dos capítulos. A Revista da Escola de Guerra Naval, instituição de Altos Estudos Militares da Marinha do Brasil, onde publicamos, é um periódico especializado em Estudos Estratégicos, e a mais pontuada (estrato B1 no Sistema de Periódicos Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) revista especializada em Defesa, com ênfase na área de Ciência Política e Relações Internacionais, do Brasil.

Unilasalle-RJ: De que forma o centro universitário o ajudou a conquistar este objetivo?

V.C.: O artigo foi publicado em coautoria com o Prof. Dr. Wellington Dantas de Amorim, do Unilasalle-RJ, o qual, desde o início do processo de construção da monografia, através de diversos debates e encontros que tivemos, bem como da relação de confiança que desenvolvemos, foi fundamental na concepção do trabalho e na crítica à base teórica que utilizei na monografia. Ele proporcionou, assim, a continuidade e o amadurecimento da pesquisa além do ambiente universitário, resultando no artigo que ora publicamos juntos. Além do mais, um artigo científico reflete a síntese de diversos conhecimentos, de forma que todos os ensinamentos e orientações que obtive ao longo de minha graduação contribuíram para a conquista deste objetivo.

Unilasalle-RJ: Fale um pouco sobre o que você aborda no artigo.

V.C.: Através da Teoria dos Complexos Regionais de Segurança (TCRS), de Buzan e Wæver (2003), propusemos no artigo que a Comunidade de Segurança do Atlântico Sul, no âmbito da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) poderia ser caracterizada como um Subcomplexo Regional de Segurança.

O artigo se propõe a investigar a articulação entre Defesa e Política Externa brasileiras, consubstanciada na Estratégia Nacional de Defesa (END), em conjunto com os demais países componentes da Bacia Sul-Atlântica, para a construção e fortalecimento de uma comunidade de segurança no Atlântico Sul e na ZOPACAS, entre os anos de 2008 e 2014. Esse processo se daria pela criação de uma identidade regional sul-atlântica alicerçada na cooperação e confiança mútuas entre os países da ZOPACAS, com uma estratégia convergente entre os Ministérios de Relações Exteriores, Defesa e a Marinha do Brasil para a realização dos objetivos nacionais no Atlântico Sul. Para tal, a política externa brasileira tem demonstrado uma ativa disposição em cooperar com os demais países do grupo, sobretudo na prevenção de ameaças e aos recursos naturais e energéticos existentes no espaço marinho sul-atlântico.