Confira o relato do estudante Rafael dos Santos Pereira, de Sistemas de Informação, sobre sua experiência na Sungkyunkwan University, localizada na Coreia do Sul, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

“A COREIA

Antes de ser aprovado pelo Ciência sem Fronteiras, eu não tinha nenhuma informação sobre a Coreia, e escolhi o país, justamente, por ser uma experiência totalmente nova e desafiadora. Logo no aeroporto, percebi que não seria fácil a comunicação, pois muitos não falavam inglês, e comprar um cartão para locomoção no país, que deveria ser uma tarefa fácil e que poderia ser feita em dois minutos, levou mais de dez, devido à dificuldade na comunicação.

A Coreia me surpreendeu, o país é muito avançado em tecnologia e muito organizado. Uma das primeiras diferenças que notei em relação ao Brasil é que praticamente não há lixeiras nas ruas e, mesmo assim, o país é muito limpo, não se vê lixo jogado pelo chão.

Além disso, uma coisa que adorei foi o contraste entre tradição e tecnologia, é muito bacana como eles constroem edifícios super tecnológicos e, ao mesmo tempo, preservam templos antigos, num mesmo ambiente.

Em relação às pessoas, claramente a população é dividida em dois grupos. As pessoas mais velhas, que presenciaram a guerra das Coreias e não são muito receptivas a estrangeiros, e os mais jovens, que são muito influenciados e abertos às culturas estrangeiras, além de extremamente simpáticos e receptivos. Foi engraçado que o fato de eu não ser asiático fazia com que as pessoas ficassem me olhando o tempo todo, no metrô e nas ruas, e sempre tinha um que vinha perguntar de onde eu era.

A UNIVERSIDADE

Durante o intercâmbio, estudei na Sungkyunkwan University, uma das melhores e mais antigas universidades da Coreia do Sul (fundada em 1398). Todo mês tinha algum evento acontecendo na universidade, desde eventos esportivos e de música, até feiras de emprego. Você nunca fica sem ter o que fazer! A estrutura da faculdade é imensa, conta com dois campi, dormitórios, restaurantes, lojas de conveniência, laboratórios de pesquisa, campos de futebol, ginásio, salão de beleza, enfermaria e uma biblioteca futurística com salas de reunião, de leitura, cafeteria e até cinema. Tudo isso, gera muita facilidade e proporciona qualidade de vida, você não precisa sair da faculdade para nada.

Em relação às disciplinas, senti muita dificuldade logo de cara, na Coreia a presença conta como nota e atraso acima de 15 minutos é considerado falta, e os professores passam tarefas para casa todos os dias, o que faz com que você esteja sempre estudando e fixando o conteúdo visto em sala de aula. A cobrança nas provas é muito alta e tive que perder muitas noites de sono, na biblioteca, estudando.

OS ESTÁGIOS

Tive a oportunidade de estagiar em duas empresas coreanas, a primeira foi em uma startup que desenvolve um teclado para Android e iOS, entre dezembro e fevereiro, e foi a melhor experiência de estágio que eu já tive, devido à cultura de união e amizade da empresa.

O segundo estágio foi na Hyundai Mobis, onde trabalhei com a equipe de Teste e Desenvolvimento de Equipamentos Multimídia, produzidos para a Hyundai e para outras montadoras. Lá tive a oportunidade de testar o sistema de navegação que será utilizado no novo HB20.”

Confira mais fotos em: https://www.facebook.com/unilasallerj