A Cozinha Experimental do Unilasalle-RJ recebeu, no dia 02 de julho, a terceira etapa do concurso “Receita feita por você” do Prêmio Água na Boca, promovido pelo jornal O Globo, caderno Niterói, e que irá escolher a melhor receita de prato principal com influências da culinária brasileira. Essa etapa consistiu no confronto direto entre os candidatos inscritos na competição, que após terem suas receitas selecionadas e passarem por uma entrevista com a equipe organizadora, tiveram que colocar, literalmente, a mão na massa e preparar os seus pratos, diante dos jurados, em até 45 minutos. O finalista Flavio Carraco de Azeredo Junior apostou num creme de aipim com salmão ao molho de camarão, enquanto oponente Carlos Alexandre da Silva optou por um frango com cuscuz.

Composta pela prof.ª Beatriz Dias, coordenadora do curso de Gastronomia do Unilasalle; por Renata Monti, repórter do caderno Rio Show; por Ana Cláudia Guimarães, titular da coluna “Fome de quê?”, do Globo Niterói, e colaboradora da coluna do Ancelmo Gois; e por Ana Luiza Salles, chef de cozinha e curadora do concurso; a comissão julgadora avaliou as receitas finalistas de duas formas: a primeira, baseando-se na execução da prova, observando critérios como criatividade, apresentação e pontualidade; já a segunda etapa da avaliação teve como ponto de partida o sabor do prato, sob os seguintes aspectos: paladar, temperatura e harmonia. Cada um dos critérios correspondeu uma pontuação.

Após a degustação de ambos os pratos, o júri teceu comentários gerais, mas sem divulgar o somatório de pontos de cada um dos candidatos e, consequentemente, o nome do vencedor, que só será conhecido no próximo dia 14 de julho, durante a festa de encerramento do Prêmio Água na Boca 2015, no Teatro Municipal de Niterói. O resultado do concurso também será divulgado no site do jornal O Globo e na edição especial do Globo Niterói do dia 17 de julho.

Na ocasião, a prof.ª Beatriz Dias destacou a importância de realizar esse tipo de evento em nosso Centro Universitário, por contribuir para a divulgação do curso de Gastronomia, além de estimular a busca por novos talentos da área. “E a presença de uma professora do Unilasalle entre os jurados representa o reconhecimento da seriedade e do compromisso de nosso trabalho”, afirmou.

Confira a galeria de fotos em: www.facebook.com/unilasalleoficial