O encerramento foi como cena de filme. Debaixo de uma chuva de papel laminado 169 deles jogaram seus capelos ao alto, o olhar buscando o céu.  Agora não mais alunos, os administradores, advogados, contabilistas, diplomatas, historiadores, pedagogos e programadores encerraram um ciclo na noite da última sexta-feira, dia 18. Ao lado de pais, familiares, amigos de curso e mestres, os formandos do segundo semestre de 2015 receberam canudos simbolizando seus diplomas de graduação.

“O melhor desejo que podemos oferecer é que esse Deus que vocês foram construindo ao longo do tempo, independente do nome Dele, permaneça em seus corações. O nosso fundador João Batista de La Salle dizia que ‘Ensinar é bem viver’. Creio que cada um nesse tempo que passou em nossa instituição está preparado para a vida. Isso é ensinar a bem viver”. As palavras são do reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, que presidiu a solenidade.

Em seu discurso aos estudantes depois da imposição de grau, ele falou sobre o crescimento do centro universitário ao longo de 14 anos, se disse alegre em ver muitas pessoas de “cabelo grisalho” ainda estudando e fez uma promessa: “Queridos formados eu sei que vocês têm orgulho de serem alunos desta instituição, mas terão ainda mais porque ela vai longe, acreditem”. Ao reiterar o caráter inclusivo do Unilasalle-RJ, Menegat, sem citar nomes, contou que entre os formandos estava um sobrevivente da chacina da Candelária e falou em superação.

A noite foi de conquistas e também discursos de agradecimento. Escolhida para prestar uma homenagem aos pais, Camila Carvalho de Menezes, formanda do curso de História caracterizou como decisiva a força daqueles que “por natureza, opção e amor” os acolheram “em cada etapa desta caminhada”. Já Chiara Gutter Pimentel, do curso de Direito, ao se dirigir aos amigos, lembrou do companheirismo em versos de Machado de Assis: “Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção, é a base quando falta o chão”. Chande Poubel, de Administração, encerrou o momento lembrando dos professores, em texto escrito por Rui Barbosa. Um trecho dizia: “Hoje sabemos que nossos melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas sim aqueles que nos ensinaram a questionar, duvidar, pensar e sonhar”.

Anteriormente um agradecimento a Deus já havia sido feito por Dennis Barbosa, também aluno de Administração, durante a reflexão espiritual comandada pela coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária, Livia Ribeiro. Entre outras ações, ela deixou aos presentes uma passagem do Profeta Jeremias, no qual ele relata os planos de Deus para seus filhos, “os de fazê-los prosperar, de dar esperanças e um futuro”. Durante música cantada por Bhia Tabert todos puderam se dedicar a uma oração individual.

A cerimônia contou com a realização de juramentos e o recebimento de grau concedido pelo reitor. Além dele estiveram presentes na solenidade o vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, o pró-reitor de desenvolvimento, Hugo Amazonas, a coordenadora pedagógica da graduação, Mary Rangel, o coordenador de pós-graduação, Rogério Cirilo e o responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica, Hélio Borges. Marcos Figueiredo (Administração); Gabriela Barreto (Ciências Contábeis); Tatiana Trommer (Direito); Eloisa Souto (História); Fátima Pimenta (Pedagogia); Fernanda Nanci (em exercício na coordenação de Relações Internacionais) e Márcia Barreto (Sistemas de Informação) foram os coordenadores responsáveis pela entrega dos diplomas.

Na oportunidade, o Irmão Jardelino Menegat compartilhou ainda pensamentos sobre a grande festa religiosa que se aproxima: “Páscoa é dia de renascer, dia de despertar para a vida nova, de compreender, perdoar e plantar bem, dia de recomeçar”.