A chegada foi de madrugada, mas nada de perder o pique! Já pela manhã, poucas horas depois de pousar em São Francisco, os dez lassalistas acompanhados pelo professor Alex Salgado, do curso de Sistemas de Informação, estavam em reunião com os brasileiros da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). O dia ainda contaria com visita ao ex-aluno do Unilasalle-RJ, Bruno Solis. Atualmente funcionário da empresa SalesForce, ele é responsável por produzir um modelo de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, conjunto de práticas focadas no cliente. Se o Programa de Liderança Global Vale do Silício tivesse diário de bordo este seria o Dia 1, mas ainda há muito pela frente, como visita a empresas, consulado e à Universidade Saint Mary's College of California, da Rede La Salle.

Dos dez alunos que participam, quatro são de Administração, três de Engenharia de Produção e três de Sistemas de Informação. Todos ouviram o recado de Guilherme Dias, professor de Relações Internacionais e então coordenador de Pós e Extensão, passado no dia 29 de setembro. Em 2014 ele teve a oportunidade de viver a experiência do Vale do Silício, conglomerado da Califórnia considerado o maior polo mundial de tecnologia. “Enquanto pessoa que não tinha qualquer relação com a temática que veríamos lá, me senti vivendo algo completamente novo e único, lidando com pessoas envolvidas diretamente na lógica de empreender, inovar, renovar a forma como as coisas são feitas atualmente”, contou Dias no evento do Auditório La Salle.

Desta vez, a turma lassalista nos EUA mandará notícias sobre cada descoberta. O professor Alex Salgado postará em grupo público do Facebook atualizações diárias com um resumo de todos os locais visitados.

O Programa de Liderança Global promove a integração entre universidades da rede e conta com visitas a diferentes pontos turísticos. O pontapé inicial foi em Moçambique no ano de 2008. No passaporte de nossos alunos já há: Colômbia, Argentina, Israel/Palestina, Turquia, Cuba, China (com direito a duas viagens), Marrocos, Estados Unidos/Costa Leste e Estados Unidos/Vale do Silício. Em sua origem, o PLG era voltado para os internacionalistas, mas a demanda de outros discentes fez sair do papel o programa da Califórnia, aproximando futuros administradores, engenheiros e programadores de empresários, embaixadores e acadêmicos da região.

Veja fotos da viagem ao Vale do Silício

Por Luiza Gould