A caminho da Biblioteca La Salle o pequeno Luca perguntava ansioso: “We’ll see vovô Benno?”. Vem na mesma língua a resposta da mãe, Wen Huang. Eles veriam os livros do vovô, o pedacinho de Benno Sander (1936-2014) eternizado no centro universitário onde foi diretor de pós-graduação. Ao chegar no local, ele senta na mesa de madeira com o abajur de porcelana logo ao lado, objetos cujo ar clássico remete à personalidade do avô brasileiro. Logo acima do neto, as palavras deixadas de legado a uma nova geração: “A educação, o trabalho e a cidadania são elementos que definem, em grande parte, os contornos de nossas trajetórias de vida. Vida que tem como característica essencial a evolução, a mudança, a transformação”.

O personagem que abre esta matéria ama carros de polícia e Batman. Fala algumas poucas palavras em português, língua materna do pai Pedro, mas não precisa de muito para demonstrar o carinho a um outro herói que faria, se estivesse vivo, 80 anos em 2016. “Ele era uma pessoa muito simples, conseguia cativar e se tornar próxima das outras, era querido demais”, descreve Pedro Sander ao lembrar de Benno, de quem era filho único. Foi dele a ideia de doar o acervo ao Unilasalle-RJ. Por morar em Hong Kong com a família, no entanto, o professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da cidade chinesa, não tinha conhecido ainda a homenagem recebida em fevereiro.

Espaço Benno Sander, diz a placa à esquerda do primeiro piso da Biblioteca. O acervo numeroso, conta tanto com obras sobre educação quanto com ensaios gerais. Em sua fala, Pedro lembra da extensa relação entre Benno e a rede La Salle: “Meu pai sempre teve muito carinho, desde quando era professor no Colégio La Salle Abel. Foi um marco importante na vida dele, que levou às possibilidades surgidas depois. Mesmo com carreira internacional, ele considerava aqui a sua casa. Foi onde ele começou e terminou, o acervo não poderia estar em um lugar melhor”.

Acompanharam a visita o reitor, Irmão Jardelino Menegat, o vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, o ex-diretor de Administração e Finanças do Unilasalle-RJ Valmir Rodrigues, a coordenadora da Biblioteca, Thereza Feijó, e a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura, Angelina Accetta, companheira inseparável do pequeno Luca durante a visita. Antes da despedida ainda deu tempo de a família apreciar a exposição “Olimpíadas Ontem e Hoje”. Entre as fotos de Alaor Filho, as Olimpíadas de Pequim chamaram a atenção do trio.