A noite da última quarta-feira, 14 de março, já está marcada na história da Rede La Salle. Foi realizada, no campus de Canoas, que também é sede da Educação a Distância da instituição, a Aula Magna dos cursos de Graduação EaD, transmitida ao vivo para todo o país, inclusive para o Rio de Janeiro. Como polo, o Unilasalle-RJ foi um dos espaços contemplados com a palestra, reunindo alunos e autoridades no Auditório La Salle.

Os presentes puderam assistir ao reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, abrindo o momento com uma saudação aos calouros que acompanhavam a aula nos mais de 20 polos espalhados pelo país. O Irmão falou da tradição da instituição na educação mundo afora, aliada à capacitação metodológica e tecnológica para a implantação da modalidade de ensino. “A educação a distância é a mesma daquela que acontece nas salas de aulas da modalidade presencial. Seguem a mesma vocação da formação integral e excelência em qualquer lugar onde tenha a presença da universidade".

O diretor de Educação a Distância da universidade, Prof. Dr. Mario Augusto Pool, apresentou o plano estratégico e metas da EaD, que já superam as expetativas. “Somente no primeiro edital superamos a meta de inscrições, chegando a 900 alunos. Nosso novo objetivo é alcançar a marca de 1.500 até o final do ano, o que tem se mostrado muito possível por meio da dedicação da equipe, desde os setores internos até aqueles que atuam diretamente com os estudantes”, declarou.

Comecei um curso EaD, e agora?

A palestrante convidada para a Aula Magna foi a professora Cristiane Ramos Vieira que, entre outras atividades, atua na formação de professores de EaD. Para ela, iniciar um curso como esse significa que o aluno vai ter que se apropriar de uma nova forma de aprender, na qual há a presença do tutor (alguém que vai ajudar na mediação da aprendizagem), mas também é importante a proatividade do aluno, na organização do seu tempo e de suas atividades de forma autônoma. “Na realidade, são competências que o aluno já precisa desenvolver enquanto profissional. Não existe nada mais atual nisso do que o ensino online”, pontuou.

Clique aqui e confira a Aula Inaugural.

Texto e fotos: Universidade La Salle (com alterações)