Congresso Nacional de Excelência em Gestão, um evento dedicado a fomentar o debate entre sociedade, pesquisadores, ONG’s e empresas sobre a sustentabilidade organizacional. Esta é a descrição presente no site do XII CNEG, a ser realizado na Firjan nos dias 29 e 30 de setembro deste ano. A boa notícia para o Unilasalle-RJ é que o centro universitário teve artigo aprovado para apresentação no congresso. “Sustentabilidade no Ensino Superior: O Caso do Unilasalle-RJ”, confeccionado pelo Núcleo de Pesquisas em Administração (NUPEA), foi um dos 600 escolhidos entre 1200 textos científico-tecnológicos.

Na listagem final dos selecionados, cuja divulgação será em agosto, será definida de qual forma a instituição participará do CNEG: com o artigo em forma de pôster ou apresentado a partir de defesa oral. As professoras Aleksandra Sliwowska Bartsch e Silvia Maria de Oliveira, integrantes do núcleo, contaram com o apoio da coordenação dos cursos de ADM e de Engenharia Civil na produção do material.

O artigo aborda como estudo de caso algumas das atividades desenvolvidas no Unilasalle-RJ no âmbito sustentável e social. Entre as ações estão presentes: coleta de águas pluviais para uso nos sanitários, irrigação de jardins e limpeza de pisos; coleta seletiva e de lixo eletrônico; palestras e Feira de Gastronomia e Sustentabilidade; hotsite sobre o tema; exibição de filmes e exposições; pesquisa sobre Inovação e Sustentabilidade pelo NUPEA, com produção de boletim eletrônico; responsabilidade social com a Escola La Salle RJ (1º, 2º e 3º períodos gratuitos) e cursos de apoderamento como a Oficina de Confeitaria para Mulheres.

O texto traz ainda resultados obtidos a partir de cálculos do professor Gustavo Coquet. Ele mapeou a economia de água e energia elétrica no Unilasalle-RJ. Coquet leciona disciplinas em Engenharia. “A participação dele na equipe de autores demonstra o sucesso de trabalhos, projetos e pesquisas elaborados por meio da integração dos diversos cursos”, avaliou Marcos Figueiredo, coordenador de Administração.