Nas paredes, cerca de 30 fotos convidam à descoberta da intimidade de Frida Kahlo e Diego Rivera, em registros raros feitos por amigos no acolhimento da casa dos pintores. Na roda de conversa, são contadas crônicas de quem descobriu em viagens as histórias de um povo. Nos rostos, a maquiagem remete às caveiras repletas de cores, flores, vida, lembrando como faz parte da cultura celebrar a morte. Nos pés, os passos agitados dançam ao ritmo latino. Na boca, os sabores mostram a forte ligação com a gastronomia. De 22 a 24 de maio, tudo convida à Semana do México no Unilasalle-RJ, em parceria com o Consulado do país.

Ao todo, quatro exposições serão inauguradas simultaneamente no dia 24, com a presença da Cônsul geral do México no Rio de Janeiro, Linda Maria Dolores Munive Temoltzin. Mas a programação não se limita às mostras, contemplando ainda palestras, uma delas com degustação, apresentações e exibição de filme. A ideia que fez surgir a Semana, no entanto, partiu do intercâmbio de obras de arte, como explica a coordenadora da Galeria La Salle, Angelina Accetta:

“Em outubro do ano passado, um grupo de professores teve a oportunidade de apresentar pesquisas no Congresso de Educação Lassalista Latino-americano, na Universidade La Salle Bajío. Como eles possuem um museu, o MiMuseo, e nós uma galeria, costurei com a coordenadora de lá uma troca. Na ocasião, levamos obras de duas mostras que fizemos aqui e eles nos emprestaram gravuras da exposição ‘Relatos desde la piel’, com criações de Alejandro López, junto de outros 18 artistas de Léon”.

Para acolher as obras de forma mais ampla, Angelina recorreu ao apoio do Consulado, elaborando conjuntamente uma semana voltada ao país. “O Consulado sempre considera um prazer atender a convites como este, porque o nosso objetivo aqui no Rio de Janeiro é poder estreitar e fortalecer os vínculos entre o México e o Brasil”, atesta Adolfo Zepeda, cônsul de Comunicação e Cultura do México, que também estará nas inaugurações do dia 24.

O intercâmbio cultural não é uma novidade para os lassalistas. China, Japão, Alemanha, França e Áustria foram alguns dos países que já ganharam mostras na Galeria de Arte La Salle. Outro destaque, é a comunicação possível por meio da Rede La Salle. Presente em aproximadamente 80 países, a obra iniciada com São João Batista De La Salle volta-se no biênio 2017-2018 para o tema “Lassalistas sem fronteiras”, estimulando ainda mais o diálogo entre as instituições. Característica também ressaltada por Mary Del Carmem Aranda Muñiz, coordenadora do Museu Universitário De La Salle. “A arte atravessa fronteiras, partilha emoções e nos mostra outras visões do mundo”, afirma, “Estamos muito orgulhosos em saber que parte do nosso acervo, vindo do estado de Guanajuato, está hoje no Rio, em outra universidade lassalista. Somos ligamos por buscarmos um bem comum: a humanidade”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ