Gabriel Mataruna subiu ao pódio em dezembro para receber a medalha de Campeão Paralímpico dos Jogos Universitários de 2016. Os treinos prosseguiram, e agora mais um ouro reluz no peito do lassalista. É a vez de celebrar a conquista como Campeão Estadual. O melhor no tênis de mesa para cadeirantes em todo o Rio assim foi intitulado no berço carioca erguido para receber, entre outros, 4.300 atletas paralímpicos de 159 países. Mataruna está agora no 4º período de Direito e segue por caminhos bem-sucedidos não previstos há três anos.

Tudo estava certo para ele progredir como instrutor de voo, formado aos 21 anos em Ciência Aeronáutica. Um acidente que poderia significar a perda de rumo, só trouxe uma rota nova para o jovem. E na atual direção, ele é impulsionado como a bolinha ao toque da raquete. A vitória no estadual, no entanto, não veio sem desafio. A final foi dura. No embate Gabriel x Maycon, o lassalista levou a melhor por três sets a zero, mas na chave classificatória o jogo com o mesmo oponente quase o desclassificou. Mataruna levou a melhor por 2 sets a 1, páreo a páreo. “Depois dessa etapa, consegui me preparar melhor emocionalmente e imprimi mais o meu ritmo”, explica.

O Circuito Interestadual do Rio foi realizado no Parque Olímpico, um lugar que Hugo Calderano conhece bem. O mesatenista é medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos da Juventude e possui dois ouros de Pan-Americanos. Apesar da sua participação na Rio 2016 ter se dado no Riocentro, ele visitou o Parque diversas vezes e voltou no último dia 9 para prestigiar a competição da qual Gabriel Mataruna saiu vencedor. Em sorteio, nosso atleta também ganhou a chance de bater uma bolinha com o ídolo do esporte. Entre os visitantes ilustres, estava ainda Clodoaldo Silva, três pratas e um bronze em Paralimpíadas.

A dupla mais o título já seriam muito para o estudante de Direito, mas a felicidade, relata, foi ainda maior por estar na Arena 1: “Esse foi o meu segundo título de expressão, fora o campeonato brasileiro. Venho treinando, me dedicando bastante, o que me ajudou a conseguir passar por partidas duríssimas no estadual. Foi muito importante para mim estar em uma arena olímpica. O objetivo no esporte é continuar o desenvolvimento para poder conhecer mais os meus adversários, passando por outras etapas, como a Copa Brasil. O foco é sempre fazer jogos melhores”.  O Unilasalle-RJ já está na torcida e pronto para o próximo anúncio de troféu erguido!