“As experiências de universidade e de fé na vida de uma pessoa, devem ser libertadoras, porém nem sempre são”. A fala é da coordenadora do Setor de Ação Comunitária (SEAC), Lívia Ribeiro, referindo-se à um dos carros-chefes do setor, o ELLU.  Em 2018, o SEAC continuará com alguns projetos, e trará novidades, entre elas o projeto ”Valores”, que irá inserir um valor lassalista a cada mês deste ano.

“Os valores serão inseridos em mesas redondas que trabalharão o respeito e a tolerância às diferenças. Serão abordadas as questões como gênero, raças, intolerância religiosa, feminismo, homoafetividade, cyberbullying. Queremos discutir as nossas posturas enquanto cristãos, relacionados a estes temas que são tão complexos mas precisam ser expostos”. Explica Lívia Ribeiro.

A participação dos coordenadores de curso nesse projeto será de extrema importância, em entrevista ao site do Unilasalle-RJ, a coordenadora do SEAC contou qual a relação do projeto com os discentes: “A ideia inicial é que as mesas redondas abracem alguns cursos de cada vez, e queremos realizar ao menos cinco mesas este ano. Disciplinas, professores e coordenadores de curso irão nos ajudar com isso, por exemplo, a questão do cyberbullying pode ser auxiliada pelos professores de Sistemas de Informação, a questão racial junto com a disciplina de História. Os coordenadores de curso podem desenvolver melhores formas de trabalhar com isso, e indicar pessoas mais envolvidas nos respectivos assuntos”. Conclui.

Agenda à postos! Confira agora, todo o cronograma do Setor de Ação Comunitária para esse semestre:

MARÇO

TROTE SOLIDÁRIO (5 a 30 de março)

“O trote solidário traz atividades que os próprios alunos organizam. Um mês inteiro trabalhando e participando de várias ações. Este ano continuaremos incluindo os voluntários na organização da Ação Comunitária do Pé Pequeno que será no mesmo mês”.

Para participar do trote, o aluno deverá procurar o Setor de Ação Comunitária.

SEBO SOLIDÁRIO (5 a 9 de março)

“Vamos receber de alunos e professores, livros especialmente acadêmicos, e vamos vendê-los por um valor bem menor. O aluno conseguirá comprar um exemplar, por um preço que sem dúvidas é abaixo do mercado. Toda verba que iremos arrecadar nesse sebo, retornará para ser utilizada nas oficinas comunitárias desse ano”.

“Junto ao Sebo, estará o Stand de Voluntariado, que contará com funcionários e voluntários do SEAC, fazendo inscrições para as ações e atividades do Setor. Entendemos que o stand foi um ganho, no sentido de inscrição, de participação, e de envolvimento dos alunos”.

O Sebo estará na Varanda da Galeria de 5 a 9 de março de 10h às 14h.

MISSA MENSAL, HEMORIO, “COMBOIO DA VIDA” (7 de março)

“Teremos mais de um evento no dia 7. Além da nossa missa mensal que será realizada na capela, com o Arcebispo Dom José Francisco, o Hemorio estará no Auditório do terceiro andar colhendo doações de sangue para todos os voluntários que se adequarem aos requisitos. Teremos também a ONG da Vida, que irá cadastrar alunos para o “Comboio da Vida”. Este cadastro é para disponibilizar o deslocamento dos interessados a se tornarem doadores de medula, até o INCA em abril”.

Missa mensal: 17h30 - Capela.

Hemorio e ONG da Vida: 10h às 14h – Auditório do terceiro andar.

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS (10 de março)

“Neste seminário, trabalharemos com a Lógica Reversa do Consumo que ajuda as pessoas sobre o uso de recursos naturais e resíduos. Neste dia contaremos com três grupos de palestras”.

IMPORTANTE: Para ser voluntário do Setor de Ação Comunitária, é fundamental participar desse momento.

De 8h às 14h no Auditório do terceiro andar.

INÍCIO DO VOLUNTARIADO NO PROJETO DESABROCHAR (17 de março)

“O Projeto Desabrochar tem novidades para esse ano. Também serão oferecidas oficinas durante a semana, trazendo para as crianças, mais oportunidades de integração, reforço escolar e outras oficinas, como inglês, programação e contação de histórias”.

Casa Vicenta Maria – Santa Rosa - 10h30min às 12h ou 13:30 às 15h.

AÇÃO COMUNITÁRIA NO PÉ PEQUENO (24 de março)

“A Ação Comunitária, vai trazer novamente parceiros que estiveram conosco na última edição. As novidades serão as oficinas para as crianças e para as mães, pais ou avós que estiverem lá. Para os pequenos, iremos ensinar a fazer massinha orgânica, já para os responsáveis, teremos a oficina de reuso de alimentos”.

De 7h30 às 14h na quadra esportiva da comunidade.

Parceiros: Cruz Vermelha, Defesa Civil, Engenheiros sem Fronteiras, Empresa Junior e Street Store.

CONFISSÕES COMUNITÁRIAS (22 de março)

“Na Semana Santa, teremos as confissões, onde os alunos podem procurar o pároco Ronnie, que será o responsável por ouvi-los e aconselhá-los”.

ABRIL

Início das atividades comunitárias.

MAIO

ACAMPAMENTO DO ELLU (5 e 6 de maio)

“O chamado não é uma coisa simples, são muitos os fatores que desviam um universitário. No ELLU 2018, a nossa ideia é utilizar um final de semana inteiro. Teremos a participação da Pastoral Universitária (P.U.) que pode fortalecer as nossas lideranças”.

SEMANA DE LA SALLE (14 a 18 de maio)

“Na Semana em que comemoramos mais um ano de existência, teremos um dia de convivência em um lugar especial que ainda iremos confirmar. A Semana de La Salle traz o fortalecimento da nossa fé. Além disso queremos consolidar experiência de Pastoral do setor. Por que diante de todos os princípios que queremos alcançar, quando você tem um grupo de fé, ele constrói isso da maneira mais eficiente”.

JULHO

FESTA JULINA DO PROJETO DESABROCHAR (7 de julho)

“Para comemorar o término do primeiro semestre, o Projeto Desabrochar realizará uma festa julina, o local ainda será confirmado”.

Por Camila Reis / Colaboração: Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ