Apesar da estatura não ultrapassar a categoria dos centímetros, os jovens apreciadores já têm a curiosidade necessária a qualquer visitante de uma exposição. Outros, ainda menores, treinam o olhar e desenvolvem a veia artística. E quem sabe no futuro alguns não se tornem pintores, fotógrafos, desenhistas ou críticos? Os alunos do CEPLAS experimentam desde cedo o contato com a arte em visitas e atividades relacionadas à Galeria La Salle.

A parceria tem dado certo na opinião das professoras. Fernanda de Paula comanda a turma dos mais novos e vê contribuições nesta interação para além do caráter artístico: “Sabendo que a arte é um instrumento do desenvolvimento integral da criança, a Galeria de Arte La Salle vem para enriquecer e contribuir em seu nível cultural, servindo de alicerce para uma vida estudantil plena e realizada”.

Em fevereiro, as crianças de Fernanda e as do 2º período foram visitar as obras da exposição “Sensações: Espaço-Tempo-Estilo” na Galeria. Nela, a egressa do Unilasalle-RJ Fátima Mendonça, o professor da instituição Ricardo Basílio e o artista Leonardo Stuckert interpretam suas poéticas representando desde personalidades até paisagens marinhas.

Aline Rosas, professora do 2º período, enxerga a arte como importante aliada no processo de aprendizagem, por “propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo”. “A Galeria possibilita aos alunos a valorização da sensibilidade e também autoestima, com a construção de seu próprio percurso. Trazendo novas perspectivas ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento da personalidade infantil”, completa.

Os pequenos do 1º período fizeram ainda releituras do que viram ao vivo na mostra, exercendo a criatividade em trabalhos manuais.