A busca pela paz no exterior por equipes brasileiras em missão constitui a base do Centro Conjunto de Operações de Paz Brasil (CCOPAB). É ele o órgão responsável por treinar militares, policiais e civis para atuar em áreas onde a ajuda humanitária e a remoção de minas é necessária. Nossa aluna Paola Matias pôde conhecer um pouco mais destas importantes atividades na última semana, quando foi escolhida para participar do Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) do Centro.

Estudante do sétimo período de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ, Paola participou de curso entre os dias 14 e 18 de março, tendo contato com militares e civis que compartilharam experiências e analisaram situações vividas em desastres naturais e conflitos. O estágio de curta duração do CCOPAB tinha como objetivos transmitir conhecimentos sobre as Nações Unidas e o CIMIC a militares que irão trabalhar em área da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.

“Foi uma oportunidade única de integração com as Forças Armadas do Brasil. Aprendi muito!”, resumiu a estudante, “Na minha opinião, o mais importante foi compreender as duas faces de atuação em Missões de Paz: a do corpo militar e a das ONGs. Percebi que em suas formas distintas de agir, as duas ambas se complementam. Foi enriquecedor fazer parte de um grupo tão seleto e poder representar a Unilasalle-RJ neste estágio".

Parabéns Paola pela importante experiência para a sua carreira!