Eles acabaram de passar pela transição que deixa para trás o Ensino Fundamental e apresenta novos desafios, entre eles a decisão que cerca os nomes “carreira” e “futuro”. Mas, apesar de ainda demorar um pouco para serem chamados de universitários, esses alunos do 1º ano do Ensino Médio já sentem o gostinho de estar no ensino superior.

O UNIVERSITARDES, parceria entre o La Salle Abel e o Unilasalle-RJ tem proporcionado aos estudantes da escola, desde a semana passada, a participação em disciplinas eletivas dadas por docentes da graduação na universidade. E nesta segunda-feira, dia 29, o projeto teve sua cerimônia de inauguração oficial.

“Este projeto é inovador. Representa uma Iniciação Científica Júnior, trazendo para o aluno do Ensino Médio novos conhecimentos e a oportunidade de conviver com projetos, ideias e pesquisa”, resumiu o pró-reitor de graduação e vice-reitor do Unilasalle-RJ, Prof. Ronaldo Curi Gismondi, abrindo o evento no auditório da instituição.

Assim como a integração em rede que dá suporte ao UNIVESITARDES, a abertura do projeto também contou com representantes tanto do Unilasalle quanto do Abel. Coordenador de extensão da faculdade, Guilherme Dias agradeceu pelos alunos terem “abraçado a ideia” e pontuou a experiência como “uma oportunidade profícua no sentido de contribuir para que vocês, mesmo ainda no 1º ano, já consigam olhar para frente e tenham ajuda na escolha que terão que fazer”.

Esse objetivo também foi ressaltado pelo coordenador do Ensino Médio do Abel, Wendel Freire, que ressaltou ainda o caráter inovador do UNIVERSITARDES: “Viver esta experiência universitária é algo inédito, você não vê em outra instituição. É um privilégio para vocês e também para nós, um encontro do corpo docente dos dois lugares”. Em seguida, Freire falou sobre a educação lasallista. “Queremos que vocês sejam engenheiros, advogados médicos, professores, doutores, mas também que possam contribuir com uma sociedade melhor”.

O encerramento da cerimônia ficou por conta do diretor do La Salle Abel, Irmão Marcelo Piantkoski, e do reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat. “De minha parte, estou muito feliz de conseguirmos, a partir de bastante trabalho em 2015, executar este projeto. Ele está tendo êxito porque tem a participação de vocês”, frisou o primeiro.

Já Menegat, lembrou que a universidade está em sua Semana de Acolhida, na qual recebe calouros e novamente veteranos. Para ele, o UNIVERSITARDES ocorrer neste momento tem um significado especial: “Tivemos a ideia de acolher os futuros universitários. Se estamos em um espaço do qual gostamos, as coisas não ficam pesadas. Por isso queria deixar estes dois verbos para vocês: acolher e cuidar, porque quem cuida cresce”.

Após os pronunciamentos, os alunos foram convidados a participar de um lanche coletivo preparado pelos alunos de Gastronomia do Unilasalle-RJ. Veja as fotos em nosso facebook.