Por iniciativa de alunos de diferentes cursos, o Unilasalle-RJ recebeu, na última segunda-feira (23/03), uma equipe do Hemorio. A coleta de sangue foi realizada no Auditório La Salle (3º andar, bloco A), das 9h às 14h, e todos os estudantes, professores e colaboradores da Rede La Salle-RJ foram convidados a doar, num gesto de amor ao próximo.

O projeto Trote Solidário surgiu no Unilasalle em 2013, e vem se expandindo para outras universidades. O chefe da Assessoria de Comunicação do Hemorio, Marcos Araújo, espera coletar, durante a Semana de Trotes Solidários, 450 bolsas de sangue, nas universidades participantes, fazendo uma analogia aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Contudo, Marcos lembra que, no Brasil, a doação de sangue com regularidade ainda não é um hábito: “menos de 2% da população doa e, segundo a Organização Mundial de Saúde, é preciso que esse número chegue a 5%. Por isso, nós temos que fazer campanhas frequentes para conscientizar a população e fazer da doação um hábito.”

Além de salvar vidas, ações como essa também contribuem para a formação dos estudantes, segundo a coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária, profª Lívia Ribeiro.  “Eu acredito que quando a universidade investe esforços para incentivar os estudantes no Trote Solidário, existe a intenção de transformar as ações que eles fazem em valores para a vida toda”, afirmou a professora, que ainda ressaltou a importância de se colocar no lugar do outro: “Essa iniciativa do Unilasalle objetiva despertar no aluno o comprometimento com a vida do outro. A vida e o ‘bem viver’ são valores de La Salle que esperamos cultivar em toda nossa comunidade”.

Os representantes das Atléticas de Administração e Direito, João Victor Teixeira e Susane Velasques, lembraram que o objetivo do trote é a interação entre os veteranos e os calouros. “O trote solidário pretende fazer com que alunos de diferentes cursos interajam, é uma recepção aos calouros. Nós aderimos ao trote solidário para fugir do tradicional, que pode acabar gerando alguns problemas. Nesse tipo de ação, além da doação de sangue, fazemos ainda coleta de alimentos, livros e roupas”, explicou Susane.

O secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, também esteve presente ao evento. Formado pela primeira turma de Direito do Unilasalle-RJ, o secretário parabenizou todos os envolvidos no Trote Solidário e ressaltou a importância da conscientização dos jovens. “Eu tive a oportunidade de participar de trotes tradicionais e de trotes mais criativos, nos quais, com certeza, aprende-se muito mais. Parabéns a todos os que contribuíram com essa bela ação, e que ela se repita por muito tempo.”

Confira a galeria de fotos em: www.facebook.com/unilasalleoficial