Menu

O anúncio torna ainda mais próximo o que é aguardado no Brasil, na França, em Hong Kong, Burkina Faso, Austrália... Com presença em mais de 80 países, da América, Europa, Ásia, África e Oceania, o legado de São João Batista de La Salle completa 300 anos em 2019, motivo pelo qual o Papa Francisco concedeu o Ano Jubilar Lassalista. A notícia, recebida com festa pela comunidade lassalista esta semana, significa que, durante 413 dias, o padroeiro dos educadores passa a ser um dos meios para se alcançar a Indulgência Plenária, a remissão das penas temporais cuja existência advém do pecado cometido pelo fiel.

Para os católicos, o pecado gera a culpa, perdoada na confissão mediante o arrependimento, e uma pena, alguma desordem na vida do pecador. É esta pena a eliminada por meio da indulgência, misericórdia que, no ano do tricentenário de morte de La Salle, poderá ser alcançada a partir de quatro ações, listadas no site de notícias do Vaticano:

a) Aproximar-se com coração contrito ao Sacramento da Reconciliação.

b) Realizar uma peregrinação ao Santuário de São João Batista de La Salle, em Roma, junto à Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Via Aurelia, 476) ou a lugares lassalistas (Reims, Paris, Parmenie...) ou visitar a um lugar de culto em que há um altar, uma relíquia, uma estátua ou uma efígie de São João Batista de La Salle.

c) Participar, durante a visita dos lugares lassalistas de culto, à Santa Missa, ou fazer oração (Laudes, Vésperas, Via Sacra, Rosário, Adoração ou oração pessoal), concluindo com o "Pai Nosso", a Profissão de fé ("Credo") e a Oração a Maria.

d) Rezar segundo as intenções do Papa Francisco, testemunho de comunhão com a Igreja universal.

e) Envolver-se em trabalhos de caridade, em particular no espírito lassalista (ajudar crianças e jovens em dificuldade material, educativa e espiritual...), que expressem a conversão do coração.

O Ano do Jubileu Lassalista começa ainda em 2018, mais especificamente no próximo sábado, 17, dia da dedicação do Santuário de São João Batista de La Salle, na Casa Geralícia, em Roma. O encerramento, por sua vez, será no dia 31 de dezembro de 2019, quando se encerra o Ano das Vocações Lassalistas.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

 

Entre em Contato