Menu

Do filme Pantera Negra à série Game of Trones, passando por jogos de tabuleiro. A 13ª edição da Semana de Relações Internacionais apostou no universo do entretenimento para envolver os graduandos, apresentando relevantes e atuais discussões da área.  Confira abaixo um resumo dos destaques de cada dia de evento, nas palavras da coordenadora Fernanda Nanci.

 

22 de outubro (segunda-feira)

 

 

“A intenção de trazer o filme Pantera Negra para a Semana de Relações Internacionais foi debater, usando a cultura pop, os estudos africanos, o pós-colonialismo e o feminismo de maneira crítica e atual. A historiadora Cecília Guimarães, especialista em História da África e do negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes, além de docente do Unilasalle-RJ e da Unirio, elencou conceitos próprios do estudo do continente, falou acerca da reprodução de estereótipos e defendeu a importância do destaque a temas geralmente esquecidos pela grande mídia. Além disso, procuramos, com a presença da professora de “Teoria das RI”, Letícia Simões, aproximar de nossos alunos algumas teorias menos conhecidas de Relações Internacionais por meio dos elementos que estão em seus momentos de lazer, como os filmes de super-heróis. São ótimas ferramentas pelo enredo complexo e, no caso de Pantera Negra, pela excepcionalidade de seus elementos, além de terem grande aceitação entre os alunos. Assim, a primeira mesa da Semana de RI do Unilasalle procurou ser divertida, crítica e questionadora, permitindo ainda novas interpretações e olhares sobre a temática africana nas Relações Internacionais”.

 

23 de outubro (terça-feira)

 

 

“Imagina colocar em prática, por meio de jogos e simulações, o conteúdo teórico que estudamos nas Relações Internacionais? A nossa manhã foi assim: dedicada ao active learning e à conjugação da teoria e da prática nas RI.  Com a utilização simultânea das três salas do Espaço Conecta, nossos estudantes puderam escolher entre diferentes atividades que os estimulavam a trabalhar com conhecimentos como equilíbrio de poder, negociação, cooperação e estratégia. Na Sala Conexão Makerspace os alunos puderam jogar jogos de cartas como Soberano e Coup. Logo em frente, na Sala Conexões Múltiplas, experimentaram o jogo de tabuleiro Pacific Armada, que coloca no tabuleiro uma situação real: a disputa entre EUA e Japão no Oceano Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Já na Conexão Mundo, os discentes participaram de uma simulação da ONU, onde tinham que resolver uma situação problema. Com a chegada de aliens de um planeta distante à Terra, em busca de recursos naturais, quais estratégias e decisões os países iriam tomar? Cooperar com os aliens, responder com o uso da força? Cada grupo representou um país diferente e um ficou responsável por representar os interesses dos alienígenas. Os professores Fernanda Nanci, Leticia Simões, Mário Lima (PEPI/UFRJ) e Bruna Jaeger, comandaram a simulação. Na atividade, os alunos testaram seus conhecimentos de geopolítica, cooperação internacional e organizações internacionais para lidar com a situação problema.

 

24 de outubro (quarta-feira)

 

“Entre as recorrentes dúvidas de nossos estudantes estão as normas da ABNT. Para orientar e esclarecer dúvidas relacionadas à normalização dos trabalhos acadêmicos, contamos em nossa Semana de RI com o workshop da professora Verônica Lima (UFF), que compartilhou todas as dicas e orientações importantes para a formatação dos artigos e trabalhos acadêmicos. Verônica explicou as principais normas que devem ser seguidas, tirou muitas dúvidas dos estudantes e entregou uma cartilha com um resumo sobre o conteúdo transmitido”.

 

25 de outubro (quinta-feira)

 

 

“Nossa tarde foi dedicada à discussão de temas contemporâneos na Semana de Relações Internacionais. Alguns de nossos egressos retornaram ao Unilasalle-RJ para apresentar suas monografias, indicadas aos prêmios de melhor TCC e monografia mais inovadora de 2018.1. Os professores Tiago Appel e Bruna Jaeger moderaram a mesa e discutiram as apresentações. Em seguida, as professoras Fernanda Nanci e Leticia Simões anunciaram a premiação. Paola Wermelinger Nedeff e Carolina Marins receberam receberam os prêmios de melhor monografia e monografia mais inovadora, respectivamente. Isabelle Ohlavrac, Murilo Agostinho, Lucas Andrade e Vanessa Mendonça receberam menção honrosa pela qualidade de seus trabalhos de final de curso. As atividades da Semana de RI também contaram com a Mostra de Iniciação Científica, que expôs os banners apresentados pelos estudantes no Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) de 2018 e a revista organizada pelas estudantes do 2º período. No turno da noite, as atividades continuaram com a mesa ‘Experiências de Active Learning em RI’, que contou com a presença dos professores convidados Wellington Amorim (Escola Naval) e Marcelo Valença (EGN). Os docentes compartilharam experiências de aprendizado ativo e explicaram como podemos tornar as RI mais aplicáveis e práticas para os estudantes a partir de práticas como storytelling, discussão de filmes e séries, discussão de livros, sala de aula invertida”.

 

26 de outubro (sexta-feira)

 

Encerramos a nossa Semana de Relações Internacionais com uma mesa sobre cultura pop, discutindo Game of Thrones a partir das RI. Após apresentação da professora Alice Gravelle, Carolina Marins, egressa do curso, aplicou o estudo dos líderes da área de Análise de Política Externa aos personagens de GOT. O professor convidado Mario Afonso Lima (PEPI/UFRJ) discutiu a série com o olhar da Economia Política Internacional. Já a professora Fernanda Nanci realizou análise pelas lentes de gênero. E muita contribuição surgiu da discussão com os nossos estudantes, especialistas na temática. Nossa Semana terminou com a certeza de que discutir teoria e prática nas RI é fundamental e que o processo de ensino-aprendizagem é estimulado e mais prazeroso com a conjugação das duas dimensões”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

 

Entre em Contato